Bancos

Banco Central da Turquia mantém juros em 19% após alta da inflação

06 maio 2021, 9:12 - atualizado em 06 maio 2021, 9:12
BC Turquia
Investidores estrangeiros deixaram ativos turcos e a lira desde meados de março, quando o presidente Tayyip Erdogan demitiu o ex-presidente do banco central, Naci Agbal (Imagem: Reuters/Umit Bektas)

O banco central da Turquia deixou sua taxa de juros em 19% como esperado nesta quinta-feira e repetiu a promessa de mantê-la acima da inflação, com o banco esperando que a alta dos preços desacelere depois de ter ultrapassado 17% com a depreciação da lira.

A lira perdeu 13% desde que Sahap Kavcioglu foi nomeado presidente do banco central em uma mudança repentina em março.

Mas avançou 0,3% depois que o comitê de política monetária disse que vai manter a postura atual até que a queda prevista na inflação seja alcançada.

O banco central também disse que os aumentos anteriores dos juros, incluindo em março, começaram a esfriar a demanda na economia. Também retirou uma referência feita no comunicado de abril para “manter a postura de política monetária apertada”.

Em pesquisa da Reuters, todos os 18 economistas projetavam que o banco iria manter sua taxa de juros de uma semana, antes de reduzi-la provavelmente no terceiro trimestre.

Investidores estrangeiros deixaram ativos turcos e a lira desde meados de março, quando o presidente Tayyip Erdogan demitiu o ex-presidente do banco central, Naci Agbal.

Na semana passada, o banco central elevou sua expectativa para a inflação no final do ano de 9,4% para 12,2%, ainda abaixo das expectativas do mercado.

A autoridade monetária espera queda da inflação a partir de abril, quando ela chegou a 17,4%, nível mais alto em quase dois anos.

“O impacto desacelerador do aperto monetário no crédito e na demanda doméstica começa a ser observado”, disse o comitê de política monetária do BC.

“Levando em conta os altos níveis de inflação e expectativas para a inflação, a atual postura de política monetária será mantida até que uma queda significativa na trajetória prevista no Relatório de Inflação de Abril seja alcançado”, completou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.