Banco central do Japão começa a testar sua criptomoeda

05/04/2021 - 8:23
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
japão bandeira monte fuji
O Japão não tem planos de lançar sua própria criptomoeda, mas quer estar pronto caso surja a necessidade (Imagem: Unsplash/@stevendiazphoto)

Nesta segunda-feira (5), o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou que começou a primeira fase de seus experimentos com uma moeda digital emitida por banco central (CBDC).

A primeira fase de experimentos irá focar no teste de funções básicas da CBDC como um instrumento de pagamento, como a emissão, distribuição e resgate. A Fase Um será realizada até março de 2022.

Em seguida, o BoJ irá passar para a Fase Dois para testar funções mais detalhadas de uma CBDC, conforme anunciado em outubro de 2020. Caso necessário, o banco central irá para a Fase Três, em que negócios privados e usuários finais irão participar de um programa-piloto.

Neste momento, o BoJ não tem planos de emitir uma CBDC, mas quer estar preparado se a necessidade surgir no futuro, afirmou Shinichi Uchida, diretor executivo do banco central, em março.

“Acreditamos que os experimentos iniciais nesta etapa são fundamentais”, disse Uchida.

“Dados os fatores em jogo, incluindo desenvolvimentos tecnológicos nacionais e internacionais, existe uma possibilidade razoável para que CBDCs forneçam um meio de pagamento e liquidações e para que tais sistemas se tornem padrões globais.”

Bancos centrais em todo o mundo estão analisando o desenvolvimento de moedas digitais. Atualmente, China lidera a lista, pois está mais próxima de lançar seu yuan digital após pesquisas e desenvolvimentos ao longo de seis anos.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 05/04/2021 - 8:23

Pela Web