Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Banco Central do Japão pode ter papel maior para ajudar empresas atingidas pela Covid-19, diz aliado de Suga

03/09/2020 - 8:54
Yoshihide Suga
“O Banco do Japão pode desempenhar um papel um pouco maior”, por exemplo, emprestando diretamente a empresas atingidas pela pandemia, disse Suga (Imagem: Reuters/Issei Kato)

O banco central do japão pode ter um papel maior no socorro à empresas que estão sofrendo com a pandemia de coronavírus, disse um ex-ministro da Economia que é aliado próximo de Yoshihide Suga, o líder na corrida para se tornar primeiro-ministro.

Heizo Takenaka disse que o Japão precisa trocar desembolsos por empréstimos para ajudar as empresas a sobreviver aos impactos da pandemia.

“Desembolsos vão deixar para trás uma enorme carga fiscal… nós precisamos trocá-los por empréstimos”, disse ele à Reuters na quinta-feira.

“O Banco do Japão pode desempenhar um papel um pouco maior”, por exemplo, emprestando diretamente a empresas atingidas pela pandemia, disse ele.

O banco central atualmente tem uma linha de crédito que encoraja as instituições financeiras a emprestar mais para empresas, mas não oferece empréstimos a elas diretamente.

Sobre a política de juros negativos do Banco do Japão, Takenaka disse que embora o banco central ainda tenha espaço para reduzir ainda mais as taxas, “é difícil prever o quanto isso seria eficaz”.

Takenaka, que atualmente é professor da Universidade de Toyo e membro de um painel do governo sobre investimentos futuros, tem a atenção de Suga devido a um relacionamento que remonta à época em que Takenaka era o ministro encarregado dos serviços financeiros, no início dos anos 2000s.

A visão de Takenaka pode influenciar as políticas econômicas de Suga, que é o favorito ao cargo de primeiro-ministro do Japão após o atual, Shinzo Abe, ter tomado a abrupta decisão de renunciar.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 03/09/2020 - 8:55

Cotações Crypto
Pela Web