Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Banco Central Europeu não deve reagir a atual salto da inflação, diz Lagarde

19/11/2021 - 8:52
Christine Lagarde
Mas Lagarde insistiu que o BCE não deve pisar no freio agora, mas sim continuar alimentando a recuperação da economia (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, afirmou nesta sexta-feira que a inflação na zona do euro vai diminuir e portanto o BCE não deve apertar a política monetária, já que isso pode sufocar a recuperação, e indicou a continuidade das compras de títulos no próximo ano.

A inflação na zona do euro atingiu 4,1% em outubro na base anual, pressionada por custos mais altos da energia, e deve permanecer acima da meta de 2% do BCE no ano que vem já que a oferta restrita devido à pandemia não consegue acompanhar a reabertura da economia.

Mas Lagarde insistiu que o BCE não deve pisar no freio agora, mas sim continuar alimentando a recuperação da economia.

“Quando a expectativa é de que a pressão inflacionária vai diminuir –como é o caso agora– não faz sentido reagir apertando a política monetária”, disse ela. “O aperto não afetaria a economia até depois que o choque já tivesse passado.”

O BCE vai decidir o futuro de seus programas de compra de títulos na reunião de política monetária de 16 de dezembro.

Embora o BCE já tenha sinalizado que seu Programa de Compras Emergenciais da Pandemia, de 1,85 trilhão de euros, vai acabar em março, Lagarde disse que as compras de ativos ainda serão “importantes” após essa data.

“Mesmo após o fim esperado da emergência da pandemia, ainda será importante que a política monetária –incluindo a calibragem apropriada das compras de ativos– dê suporte à recuperação e ao retorno sustentável da inflação à nossa meta de 2%”, disse ela.

Última atualização por Rafael Borges - 19/11/2021 - 8:52

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web