Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Barras de ouro disputam espaço em aviões com kits Covid-19

04/05/2020 - 16:42
Ouro
Com as viagens globais paralisadas, a indústria de metais preciosos busca formas alternativas de manter o mercado em movimento. (Imagem: REUTERS/Edgar Su)

No mês passado, a refinaria suíça Valcambi tentou por cinco dias seguidos embarcar uma remessa de ouro de Hong Kong.

Por duas vezes, o metal foi embalado cuidadosamente em um avião, mas teve de ser descarregado novamente.

Após tentativas diárias e numerosos argumentos, o ouro chegou repentinamente à Suíça sem aviso prévio, disse o CEO Michael Mesaric. “Nem sequer havíamos pedido um ‘slot’.”

A crise de coronavírus destacou um segmento dos mercados de metais preciosos que geralmente chama pouca atenção: a logística do transporte de ouro, prata e outros metais pelo mundo.

O negócio é dominado por empresas como Brink’s, G4S, Loomis e Malca-Amit, que conectam mineradoras e refinarias a centros de comércio e consumo de ouro no mundo todo.

Em tempos normais, barras de ouro no valor de milhões de dólares viajam pelo mundo nos porões de aviões comerciais, a poucos metros dos pés dos passageiros, antes de serem transportadas em caminhões blindados para refinarias e cofres.

Mas o aterramento de aviões teve um efeito caótico em um setor acostumado a confiar na entrega instantânea: os preços dos principais mercados divergiram drasticamente, e o mercado de ouro de Londres até começou a discutir a permissão de entregas em outras cidades do mundo.

Agora, com as viagens globais paralisadas, a indústria de metais preciosos busca formas alternativas de manter o mercado em movimento.

É um mundo de dor de cabeça logística: mesmo quando o espaço pode ser encontrado em um avião, os pacotes costumam ser recusados se itens essenciais, como suprimentos médicos, precisarem ser embarcados.

“Os voos comerciais limitados, fretamentos ou cargueiros que estamos usando devem priorizar materiais de proteção individual, medicamentos, alimentos e outros produtos essenciais em relação aos nossos requisitos de movimentação de metais preciosos”, disse Baskaran Narayanan, vice-presidente da Brink’s Asia Pacific.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 04/05/2020 - 16:42

Cotações Crypto
Pela Web