Economia

BB-BI destaca avanço nas exportações de carne bovina em agosto

12 set 2018, 15:46 - atualizado em 12 set 2018, 15:46

Gado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Investing.com – O Banco do Brasil (BBAS3) Investimentos (BB-BI) destaca, em análise enviada a clientes nesta quarta-feira, que o mês de agosto foi positivo com tendência de alta para as exportações de carne bovina. Esse foi o segundo mês consecutivo de crescimento na comparação mensal e também anual.

No período, a alta foi de 17% na comparação anual em volume, o que compensou a redução de 4%, também na base anual, dos preços médios em dólar. Com isso, as receitas foram de US$ 590 milhões, 13% acima do registrado no mesmo mês do ano passado.

Apesar disso, com as restrições impostas pela União Europeia e pela Rússia às exportações, os volumes de aves e suínos apresentaram quedas respectivas de 4% e 7% na base anual. Porém, o BB-BI destaca que a avicultura foi a única entre as proteínas animal a relatar recuperação dos preços médios em dólar, na base mensal.

Com isso, com a alta de 3% no preço médio, com a alta do dólar, as margens dos exportadores de aves foram beneficiadas, o que pode compensar parcialmente os custos mais elevados, na visão dos analistas do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o BB-BI, embora seja esperada uma recuperação gradual no segundo semestre, com as iniciativas das empresas em ajustar a oferta, é possível que as indústrias de aves e suínos ainda enfrentem um cenário difícil.

Na opinião dos analistas, questões comerciais as restrições comerciais da EU e Rússia, medidas antidumping da China e exigências mais rigorosas da Arábia Saudita, podem continuar a limitar os volumes exportados.

O banco também espera uma certa pressão devido ao maior preço do milho, que reverteu a tendência do mês passado e teve alta de 11% na base mensal e 54% na anual. O movimento de preços vem também dos maiores custos de frete e a valorização do dólar que estimula a competitividade do Brasil e eleva os preços.

Apesar disso, os analistas se mostram otimistas em relação à indústria de carne bovina. Além da expectativa animadora para as exportações, o BB-BI vê uma reação positiva de preços no mercado interno, o que pode compensar parcialmente os preços mais altos do gado que permaneceram em trajetória ascendente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar