Saúde

BID sugere a Brasil e América Latina testagem em massa em transição do Covid-19

14 maio 2020, 13:29 - atualizado em 14 maio 2020, 13:29
O BID defende que, em paralelo a essas medidas, é imperativo garantir um piso mínimo de renda para todas as famílias (Imagem: Unsplash/@ashkfor121)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere ao Brasil e aos demais países da América Latina e do Caribe que adotem um isolamento generalizado para controlar a propagação do novo coronavírus e, no momento da transição para o livre deslocamento, testem a população em larga escala para permitir a detecção de pacientes assintomáticos e a identificação de agrupamentos e cadeias de contatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No novo relatório “A política de combate à COVID‐19: Recomendações para a América Latina e o Caribe”, obtido pela Reuters e divulgado nesta quinta-feira, o BID defende que, em paralelo a essas medidas, é imperativo garantir um piso mínimo de renda para todas as famílias, assim como preparar respostas fiscais, financeiras e monetárias para proteger trabalhadores e empresas.

O banco defendeu que se usem programas e instrumentos já existentes e citou que alguns países da região, como o Brasil, já têm programas de transferência condicionada de renda (TCR) de grande envergadura.

“Nesses países, a cobertura das TCR poderia ser ampliada. Essa política é uma forma prática de transferir recursos a famílias que são, em média, mais pobres do que outras. No entanto, também tem limitações”, afirmou o documento.

Entre outras recomendações, a instituição sugere uma atuação coordenada dos países, com a adoção de medidas de transparência e comunicação para que gestores conquistem o engajamento da população, especialmente em medidas de isolamento social, conforme nota divulgada pela assessoria do banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A criação de unidades de coordenação no mais alto nível para monitorar metas e prazos, manter altos níveis de transparência nas despesas e contratações, assim como assegurar a comunicação contínua e coerente estão entre as recomendações”, informou a nota.

Diante de um avanço rápido no Brasil nos casos de infecção e mortes por Covid-19, o Ministério da Saúde decidiu intensificar a testagem em massa da população.

coronavírus Saúde
O Ministério da Saúde decidiu intensificar a testagem em massa da população(Imagem: REUTERS/Rodolfo Buhrer)

Não tem havido, contudo, uma ação coordenada efetiva entre o governo federal e Estados e municípios na adoção de medidas de isolamento social e de transição para a retomada das atividades econômicas.

Por um lado, o governo federal tem sido o principal responsável por programas mais amplos de auxílio, com medidas e recursos a entes federados e a trabalhadores e empresas paralisados pela pandemia –o documento cita as iniciativas adotadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro, o presidente Jair Bolsonaro tem defendido publicamente uma imediata retomada das atividades e criticado fortemente a atuação de governadores e prefeitos que decretaram medidas mais duras de isolamento social.

Nesta quinta-feira, o presidente que não tem seguido ele próprio recomendações de distanciamento social em diversas aparições públicas, afirmou que o lockdown –forma mais restrita de isolamento, já adotada em pelo menos três zonas metropolitanas no país– é “o caminho do fracasso”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar