Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bill Gates está cético sobre futuro da inteligência artificial

21/11/2019 - 13:10
“É muito difícil colocar a inteligência artificial de volta na garrafa”, disse Gates (Imagem: Jason Alden/Bloomberg)

Bill Gates, cofundador da Microsoft, criticou o protecionismo na pesquisa tecnológica em temas como inteligência artificial. Para ele, os sistemas abertos inevitavelmente vão superar os fechados.

Em conversa na quinta-feira com o editor-chefe da Bloomberg News, John Micklethwait, durante o Fórum da Nova Economia, em Pequim, Gates se mostrou cético em relação à ideia de que as tensões comerciais entre EUA e China poderiam levar a um sistema de dois tipos de Internet e duas vertentes mutuamente exclusivas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

“Simplesmente não funciona dessa maneira”, disse o pioneiro do software.

“É muito difícil colocar a inteligência artificial de volta na garrafa”, disse Gates, acrescentando que “quem tem um sistema aberto avançará muito” em virtude de poder integrar mais insights de mais fontes.

Citando a pesquisa de inteligência artificial da Microsoft em Pequim, Gates ponderou a questão retórica sobre se empresa estava produzindo inteligência artificial chinesa ou americana.

No caso do campus de pesquisa da Microsoft em Cambridge, no Reino Unido, e com as descobertas produzidas, Gates disse que “quase todos esses trabalhos terão nomes chineses, nomes europeus e nomes americanos”.

A China e os EUA são as duas maiores potências de inteligência artificial que têm dominado a pesquisa, no entanto, o abalo das relações políticas entre os dois países atrasou a colaboração internacional que sustenta a inovação.

A Huawei, líder de tecnologia de Pequim, é alvo de várias sanções de Washington, em parte porque o rápido desenvolvimento da inteligência artificial na China é percebido como uma ameaça crescente.

Gates disse que está mais preocupado hoje do que há cinco anos com o surgimento de tendências políticas nacionalistas e protecionistas em todo o mundo, e que agora se pergunta se isso será uma tendência cíclica ou uma mudança mais permanente.

O Fórum da Nova Economia está sendo organizado pelo Bloomberg Media Group, uma divisão da Bloomberg LP, controladora da Bloomberg News.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 21/11/2019 - 13:10