AgroTimes

Biohitano, a nova Era do bioetanol. Deixa que a Shell, a ANP e a Unicamp explicam

04 mar 2022, 15:19 - atualizado em 04 mar 2022, 15:38
Adecoagro Cana-de-açúcar Sucroenergia
Etanol de cana avança para nova fase de pesquisa e produção, o biohitano (Imagem: Reprodução/Adecoagro)

Biohitano agora.

Se for difícil de entender essa história de produção de biocombustíveis por meio de uma tal de digestão anaeróbica do hidrogênio e metano (daí hitano, ou hythane, do inglês), basta saber que a coisa interessa comercialmente na nova Era do bioetanol.

A Shell e a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) financiam planta-piloto sob o comando do professor Gonçalo Pereira, da Unicamp.

O seu time do Laboratório de Genômica e bioEnergia procura, inclusive, mais um profissional, com direito a bolsa de pós-doutorado, para tocar esse projeto que promete customizar a produtividade do biocombustível a partir da vinhaça e torta de filtro, resíduos da indústria sucroenergética.

Pereira é um dos principais nomes da ciência da energia renovável, tendo sido diretor do CTBE (Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol), mas que avançou para o chão de fábrica: foi um dos fundadores e responsável técnico da GranBio, a primeira planta de etanol de segunda geração (2G) do Brasil.

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.