Bitcoin (BTC): Ministério da Economia zera impostos para importação de equipamentos para mineração

Leonardo Rubinstein Cavalcanti
10/05/2022 - 13:58
Bitcoin (BTC) Mineração
A medida começara a valer a partir de 16 de maio deste ano. (Imagem: Freepik)

Nesta terça-feira (10), o Ministério da Economia publicou no Diário Oficial da União que vai zerar as alíquotas de impostos para a importação de máquinas de mineração de Bitcoin (BTC).

A decisão, como aponta o documento, entra em vigor no dia 16 de maio de 2022.

Sob assinatura do presidente do comitê-executivo, Marcelo Pacheco dos Guaranys, a resolução trata de mudar para zero por cento as alíquotas do Imposto de Importação incidentes sobre os Bens de Informática e Telecomunicações.

Entre elas, a de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) número 8471.7, que discorre sobre equipamentos específicos para mineração de criptomoedas:

“Unidades de discos rígidos, com um só conjunto cabeça-disco (hda ‘head disk assembly’) com interface ‘satã’ de no mínimo 6gb/s, capacidade de operação 24 x 7 (vinte e quatro horas diárias, operando sete dias por semana) por 2.400h, com capacidade de armazenamento de dados de áudio e vídeo, desenvolvidas para suportar a operação em temperatura dentro da faixa de 0 a 60 graus Celsius, memória cache de no mínimo 64 megabytes.”

Assim como a NCM de número 8471.50:

“Servidores dedicados à mineração de criptomoedas de algoritmo SHA256, c omo om eficiência energética medida a 25 graus Celsius igual ou menor 32 J/TH (joules/terahash).”

Os mineradores (de Bitcoin) virão ao Brasil

Para Raymond Nasser, CEO da mineradora Arthur Mining, atuante nos Estados Unidos, “o Brasil acaba de ganhar uma alternativa de onde mandar sua energia.”

O brasileiro, CEO da mineradora, em entrevista ao Crypto Times já confirmou que pretende expandir as operações para o Brasil e diz o anúncio é o começo de “uma grande jornada” que está por vir.

Conforme informado no site da mineradora, a Artur Mining utiliza gás subvalorizado de queima, ou desperdício, da indústria de petróleo e gás como fonte de geração de energia para suas instalações móveis de mineração de bitcoin.

“As produtoras de energia vão ter finalmente uma alternativa de receita, e vão conseguir ser mais independentes do governo. Nós iremos endereçar a perda, e o gasto, de energia no Brasil com essa retirada do imposto sob as máquinas”, finaliza.

Receba as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer
O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Leonardo Rubinstein Cavalcanti - 10/05/2022 - 14:41

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto