Blockchain da rede Solana (SOL) perde controle sobre tempo e registra atraso de 30min

The Block
The Block
27/05/2022 - 11:31
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Solana SOL
O atraso no relógio do blockchain de Solana pode ter consequências econômicas. (Imagem: Crypto Times)

O relógio do blockchain da rede Solana (SOL) está, neste momento, em descompasso com o mundo real, com cerca de 30 minutos de atraso, devido a tempos de “slot” mais longos que o ideal, informou o projeto em sua página de status, na quinta-feira (26).

Segundo o aviso, publicado às 00h34min, no horário de Brasília, o problema não impacta o desempenho da rede. No entanto, transações no Solana mostrarão registros de data e hora diferentes do horário normal, consta no comunicado.

A disparidade de tempo é um dos efeitos dos tempos de slots mais lentos no Solana. Tempo de slot refere-se ao intervalo de tempo, dentro do qual um validador pode submeter um bloco à rede.

O tempo de slot ideal do Solana é de 400 milissegundos (ms), mas essa métrica quase dobrou para cerca de 746ms, segundo dados do explorador do blockchain da rede.

Embora Solana seja um blockchain proof-of-stake (PoS), a rede também usa proof-of-history (PoH) como algoritmo de consenso. Proof-of-history cuida da cronometragem, ao permitir que cada nó (“node”) na rede mantenha um registro preciso do tempo.

Atraso de Solana pode ter consequências econômicas

Solana usa “clusters”, uma coleção de validadores responsáveis pelo processamento de transações em seu blockchain. PoH permite a cronometragem descentralizada em todos os nós de um cluster.

Quando os tempos de slots ficam significativamente mais longos que 400ms, o relógio do cluster começa a perder a sincronicidade com o tempo real.

Além da cronometragem do blockchain ficar desajustado em relação ao tempo real, o maior tempo de slot pode ter consequências econômicas relacionadas às recompensas de staking.

Quando tempos de slot ficam mais lentos, “epochs” se tornam mais longos, visto que devem haver 432 mil slots em cada epoch. No tempo ideal de slot de 400ms, há 182 epochs por ano, com cada um deles durante cerca de dois a três dias. Portanto, quanto mais lentos os tempos de slot, haverá menos epochs.

As recompensas de staking de Solana são pagas em cada epoch. Assim, menos epochs indicam uma redução nas recompensas coletadas por delegadores e validadores da rede.

Essa redução no rendimento de staking também acontece devido ao fato de SOL, assim como outras criptomoedas, ter caído significativamente desde o início do ano.

Esta não é a primeira vez que Solana apresenta problemas operacionais e de desempenho. A rede sofreu interrupções em diferentes momentos, com o blockchain sem processar transações por várias horas.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Crypto Times no Telegram. Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 27/05/2022 - 11:31

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto