Tecnologia

Blockchain será usado em nova carteira de identidade; entenda o que muda

21 jul 2023, 12:22 - atualizado em 21 jul 2023, 12:22
Blockchain Recuperação Judicial leilão
Governo prevê maior transparência com o sistema blockchain (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

A nova carteira de identidade contará com a tecnologia blockchain, que permite o armazenamento de dados de forma transparente. De acordo com o governo, o sistema passou por uma importante mudança técnica, que substitui o uso de APIs pela plataforma B-Cadastro, desenvolvido pelo Serpro e pela Receita Federal.

A troca permitirá uma mudança mais ágil de informações, como a atualização da situação do CPF, por exemplo.

“Vamos sair de uma solução de comunicação via API por uma solução de blockchain com o Serpro como parceiro. Isso permitirá uma maior celeridade na troca de informações e de atualização da situação do CPF”, disse o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, Rogério Mascarenhas.

A expectativa do governo é de que, em três anos e meio, haja maior distribuição das novas carteiras de identidade, em que os cidadãos já serão capazes de cumprir seus direitos e deveres com a tecnologia blockchain.

A tecnologia blockchain permite que as informações dos cidadãos sejam armazenadas de forma mais segura e transparente. Assim, a pratica de crimes e de falsificação de documentos será dificultada.

A nova carteira de identidade irá substituir o número de Registro Geral (RG) para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Dessa forma, o CPF será o único número de identificação, válido em todo território nacional.

O documento contemplará uma versão digital, com a mesma validade do documento físico. Além disso, ele servirá como um token, vinculado ao portal gov.br.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.