Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BNC: como o Twitter reagiu ao halving da rede Bitcoin?

20/05/2020 - 16:14
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
bnc twitter
O Twitter possui uma das maiores comunidades ativas de cripto. A Brave New Coin (BNC) analisa e extrai destaques diários sobre 60 criptoativos após processar 34 milhões de tuítes diários (Imagem: Crypto Times)

A Brave New Coin (BNC) processa 34 milhões de tuítes diários relacionados aos principais 60 criptoativos. Os tuítes em língua inglesa são filtrados por tópico, após a remoção de tuítes automáticos e de propaganda.

Esses dados fornecem percepções valiosas sobre as tendências macro relacionadas a projetos cripto específicos, além de variação de atitudes quando há alguma notícia de mercado ou grandes acontecimentos.

A BNC rastreou o número de usuários únicos do Twitter que mencionam “BTC”, “Bitcoin” ou “$BTC” nos dias antes do halving da rede Bitcoin.

Como esperado, o número de usuários que tuitaram sobre bitcoin disparou no dia do halving.

Dez notícias para entender o halving do Bitcoin

Usuários ativos que falaram sobre “bitcoin” durante o halving (Imagem: Brave New Coin)

Também podemos observar o sentimento agrupado desses tuítes. A BNC atribui um resultado de sentimento para cada tuíte usando um classificador Naive Bayes e um extenso léxico de terminologia específica de cripto.

O modelo foi preparado com um conjunto de dados históricos e classificados de tuítes relacionados a cripto. Em seguida, o resultado por tuíte é agregado a um resultado diário.

Sentimento no “Crypto Twitter” foi extremamente positivo perto do halving (Imagem: Brave New Coin)

linha: fechamento por hora do preço à vista do bitcoin no índice BLX da BNC;

barras: contagem de usuários únicos que mencionam “BTC”, “Bitcoin” ou “$BTC”;

cor das barras: um resultado normalizado de sentimento representa a proporção de tuítes relacionados a bitcoin considerados como positivos ou negativos. Sentimento com -10 demonstraria uma proporção bem maior de tuítes negativos.

O sentimento sobre o bitcoin se manteve bem positivo na semana do halving, possivelmente direcionado pela recuperação de quase 40% do preço do bitcoin ao longo de abril.

O único dia em que o sentimento foi negativo foi no dia 10 de maio, após a queda de 10% no preço do bitcoin.

Tópicos de interesse

Aprofundando ainda mais, a BNC explorou os dez tópicos mais populares, classificados pelo agrupamento de curtidas, com menções sobre o bitcoin dois dias antes e no dia do halving do bitcoin.

Principais tópicos curtidos no Twitter no dia 10 de maio (Imagem: Brave New Coin)

– A maioria dos assuntos envolvia a queda de preço no dia 10 de maio;

– como vimos no gráfico acima sobre sentimento, tópicos foram bem negativos;

– parte desse sentimento negativo provavelmente foi resultado de uma falha na Coinbase Pro, fazendo com que muitos usuários não conseguissem acessar suas contas.

Principais tópicos curtidos no Twitter no dia 11 de maio (Imagem: Brave New Coin)

– A atenção logo se voltou para o iminente acontecimento do halving no dia 11 de maio;

– diversos tópicos abordaram a vantagem inflacionária do bitcoin sobre fiduciárias.

Outro tópico que ganhou força no dia 11 de maio foi o anúncio feito pelo bilionário Paul Tudor Jones, afirmando que parte de seu portfólio possui bitcoin.

É interessante notar que Jones também comentou sobre as características de inflação do bitcoin, acreditando que será uma proteção útil contra a inflação nos próximos quatro anos.

Menções de “bitcoin” por figuras importantes, seja na indústria financeira ou em outro lugar, também obtiveram bastante atenção no Twitter.

Principais tópicos curtidos no Twitter no dia 12 de maio (Imagem: Brave New Coin)

– “Gemini” foi o tópico mais discutido e curtido no dia do halving, pois JPMorgan começou a fornecer contas bancárias para a corretora cripto Gemini;

– o preço foi o segundo assunto mais discutido e curtido no Twitter.

Grandes aumentos de preço e acontecimentos, como o halving do bitcoin, atraem usuários de cripto no Twitter.

O evento do halving atraiu um número recorde de usuários.

Usuários tuítam sobre o preço do bitcoin regularmente, mas tópicos como JPMorgan e Paul Tudor Jones podem ganhar força rapidamente.

Para análises aprofundadas de redes sociais sobre um evento relacionados a criptoativos, cadastre-se para obter mais análises diárias da BNC.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 20/05/2020 - 16:14