Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

BOE cortaria juro para 0,5% negativo em Brexit duro, diz BofA

15/09/2020 - 10:46
BoE Banco da Inglaterra
O BOE nunca reduziu o juro básico abaixo de zero em sua história de três séculos, embora autoridades tenham avaliado a opção neste ano, caso seja necessária (Imagem Reuters/Simon Dawson

Um Brexit sem acordo levaria o Banco da Inglaterra a reduzir as taxas de juros para 0,5% negativo, de acordo com o Bank of America.

O risco de o Reino Unido deixar a União Europeia sem um acordo comercial aumentou muito, já que as negociações se aproximam do prazo final com pouco avanço sendo feito, disseram analistas do BofA Global Research, como Rob Wood, em relatório por e-mail na terça-feira.

Embora o caso básico do BofA seja que um acordo “magro” será alcançado, será por um fio, e o fracasso em fechar um pacto exigirá ação do BOE, disseram.

O BOE nunca reduziu o juro básico abaixo de zero em sua história de três séculos, embora autoridades tenham avaliado a opção neste ano, caso seja necessária. Com tal medida, o banco central britânico seguiria os passos das autoridades monetárias na zona do euro e no Japão.

Na reunião desta semana, o comitê do BOE deve deixar a política inalterada com os juros na mínima histórica de 0,1%, e a meta de compra de ativos em 745 bilhões de libras (US$ 960 bilhões), segundo pesquisa da Bloomberg com economistas.

O BofA prevê aumento das compras de títulos de 100 bilhões de libras e uma redução do juro básico para zero em novembro. Isso maximizaria o estímulo sem entrar no território de juros negativos, segundo o banco.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 15/09/2020 - 10:46