Política

Bolsonaro assina MPs que abrem crédito de R$ 10,5 bilhões para auxílio emergencial e compra de vacinas

24 dez 2021, 17:36 - atualizado em 24 dez 2021, 17:56
De acordo com notas da Presidência da República, uma das MPs abrirá crédito de 4,1 bilhões de reais ao Ministério da Cidadania para o pagamento do auxílio. (Imagem: Flickr/Isac Nóbrega/PR)

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta sexta-feira duas medidas provisórias que abrem crédito de 10,5 bilhões de reais para o pagamento do auxílio emergencial aos vulneráveis e impactados economicamente pela pandemia de Covid-19 e para a compra de vacinas.

De acordo com notas da Presidência da República, uma das MPs abrirá crédito de 4,1 bilhões de reais ao Ministério da Cidadania para o pagamento do auxílio.

“A medida visa custear os gastos com a ampliação do Auxílio Emergencial, em razão da inclusão de todas as pessoas provedoras de família monoparental, independentemente do sexo”, disse a Presidência em nota.

Já a outra MP garantirá crédito de 6,4 bilhões de reais ao Ministério da Saúde para compra e produção de vacinas por meio de dotações à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ao Fundo Nacional de Saúde.

A Fiocruz tem parceria com o laboratório AstraZeneca para produção no Brasil da vacina desenvolvida pela farmacêutica com a Universidade de Oxford contra a Covid-19.

As medidas provisórias passam a valer no momento que são editadas pelo presidente e publicadas no Diário Oficial da União, mas precisam ser aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado em 120 dias, caso contrário perdem a validade.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.