Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bolsonaro define idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens; Ibovespa salta 2%

14/02/2019 - 17:28
Valter Campanato/Agência Brasil

Por Investing.com – O presidente da República, Jair Bolsonaro, “bateu o martelo” como anunciou ontem e definiu que a reforma da Previdência terá idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens se aposentarem. A transição será de 12 anos.

Quando chega a Nova Previdência? Senta que lá vem história…

A informação é do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, que informou que o texto final chegará ao Congresso dia 20 de fevereiro.

A decisão do presidente veio acima do que estava sendo ventilado pelo mercado e do que ele mesmo havia defendido anteriormente, de 57 anos para mulheres e 62 para homens.

Ibovespa salta 1.000 pontos em minutos e foi acima dos 97 mil pontos. O dólar recua 0,8% para R$ 3,72.

Em NY, o clima também foi de euforia com a notícia e o ETF do Brasil (NYSE:EWZ) disparou 2% e superou os US$ 44, no nível mais alto em uma semana.

Agenda positiva em meio à crise

A definição sobre a reforma vem logo após Bolsonaro receber alta do hospital Albert Einstein, em uma internação mais longa do que a prevista após complicações na recuperação.

Paralelamente, está a principal crise do governo até o momento com a forte suspeita do uso de laranjas pelo ex-presidente do PSL, Gustavo Bebianno, atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência.

Em meio à denúncia, o filho do presidente Carlos Bolsonaro elevou o tom e acusou Bebianno de ter mentido ao dizer que tinha conversado com seu pai sobre as acusações. Bolsonaro ratificou a posição de Carlos e disse que Bebianno pode “voltar às origens”.

A crise no círculo político ameaça o andamento da reforma, segundo avaliação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Na visão do deputado, a queda de Bebianno daria um sinal de que o presidente não honraria os compromissos com o Congresso. A informação é do O Globo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Gustavo Kahil - 14/02/2019 - 18:00