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Brasil é o 1º colocado no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para decisão de compra

13 jul 2022, 13:09 - atualizado em 13 jul 2022, 13:09
Influencers compra
Os influencers utilizam as redes sociais para a produção de conteúdo e a divulgação de marcas e produtos (Imagem: Mateus Campos Felipe/Unsplash)

Seguidores, engajamento e publicidade são termos cada vez mais frequentes nas redes sociais graças, principalmente, aos influenciadores digitais.

Com uma presença expressiva em diversas redes, eles têm parte das suas rendas vinda da capacidade de convencer as pessoas a comprar produtos.

No Brasil, que tem mais de 150 milhões de usuários nas redes sociais, o poder dos influencers (como também são conhecidos), é expressivo.

O país é o primeiro do ranking mundial em que esses profissionais são mais relevantes para a decisão de compra online, como revela o estudo da plataforma de cupons Cupom Válido, com dados da Statista e HootSuite.

Profissão influencer

Além da produção de conteúdo, muitos utilizam as redes sociais para divulgar marcas e produtos, seja recebendo uma remuneração por isso ou por como uma pura recomendação autêntica.

Eles marcam presença também no empreendedorismo.

Dois grandes exemplos são as influenciadoras digitais Virginia Fonseca e Bianca Andrade. Ambas empreendem no segmento de beleza e cosméticos.

Virginia tem 38.4 milhões de seguidores só no Instagram e é sócia da We Pink. Já Bianca, também conhecida como Boca Rosa, conta com 18 milhões de seguidores na mesma rede. O apelido dá nome também a sua companhia.

Divulgando suas marcas próprias ou não eles são poderosos.

Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer.

Essa taxa é significativamente maior que em outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos, onde foram criadas a maioria das plataformas digitais que servem de instrumento para esses profissionais.

Conectados e comprando

País do TikTok, a China aparece na lista, logo após o Brasil, com 34%. Os chineses são os pioneiros no chamado social commerce e live commerce, onde os influencers realizam divulgações e lives lojas e produtos nas plataformas.

Na terceira posição do ranking mundial, está a Índia com 33%.

Ranking influencers
Mais de 43% dos brasileiros já realizaram uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer (Imagem: Reprodução/Cupom Válido)

De uma maneira geral, todos os países tiveram um crescimento da recomendação da compra por influenciadores, com destaques para Rússia, Brasil, Índia e Alemanha.

O Brasil tá on

Apesar de o Brasil ter uma das menores rendas per capita da listagem, ao comparar com a penetração do uso da internet e das redes sociais, ele segue na liderança, ultrapassando muitos países desenvolvidos.

São mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, e a taxa pelo total de habitantes é de 70,3%, uma das maiores do mundo, de acordo com a pesquisa.

Ranking Brasil uso das redes sociais
O Brasil segue na liderança ao comparar com a penetração do uso de internet e das redes sociais (Imagem: Reprodução/Cupom Válido)

Em média, os brasileiros gastam 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, o que faz dele o 3º país que mais utiliza essas plataformas do mundo – somente atrás da Filipinas e da Colômbia.

O Brasil também se destaca como o 2º país do mundo que mais usa o WhatsApp, o 3º que mais utiliza o Instagram, e o 4º mais presente no Facebook.

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Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
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