BrasilAgro (AGRO3) rescinde venda de fazenda na Bahia após inadimplência de comprador em RJ
A BrasilAgro (AGRO3) informou nesta segunda-feira (13) que celebrou um acordo para rescindir o contrato de venda de parte da Fazenda Rio do Meio, localizada em Correntina (BA), após inadimplência do comprador, que está em recuperação judicial.
Segundo a companhia, a rescisão foi feita de forma consensual e sem litígio, embora ainda dependa do cumprimento de condições precedentes para sua implementação.
O contrato original, firmado em setembro de 2021, previa a venda de 4.559 hectares — sendo 3.212 hectares úteis — por um valor equivalente a 746.579 sacas de soja. Parte da área já havia sido transferida ao comprador: cerca de 365,75 hectares úteis foram pagos e escriturados, enquanto outros 627,87 hectares ainda poderão ser transferidos, dependendo das condições estabelecidas no acordo.
Com a rescisão, a BrasilAgro espera reduzir os recebíveis anteriormente reconhecidos, cujo valor presente era de R$ 47,1 milhões em 31 de dezembro de 2025. Ao mesmo tempo, a companhia deverá reincorporar ao portfólio cerca de 2.218,5 hectares úteis, que voltarão a ser classificados como propriedade para investimento.
A empresa afirmou que manterá o mercado informado sobre eventuais desdobramentos e sobre a conclusão do processo junto às autoridades competentes.