Brava (BRAV3): Colombiana estatal propõe OPA para controle; prêmio é de 27,8%
A Brava (BRAV3), empresa que surgiu em setembro de 2024, fruto da união entre 3R Petroleum e Enauta, pode ter mudança no controle acionário.
Em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a junior oil afirmou que a Ecopetrol adquiriu 26% co capital social da companhia, operação que está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A empresa pretende, ainda, lançar um OPA (oferta pública de ações) para comprar mais 25% das ações, com preço de R$ 23, prêmio de 27,8% em relação a cotação atual. Com isso, passaria a ter controle da companhia, com 51%.
As ações da Brava exibiam às 16h18 alta de 4,7%, cotadas a R$ 21,36. Já as ações da Ecopetrol pouco reagiram, com alta de 0,66% na bolsa de Nova York.
Mais cedo, o portal Pipeline, do Valor Econômico, já havia antecipado o movimento. Dessa vez, as conversas são diretamente com os acionistas vendedores e não envolvem a administração – que negou eventuais negociações com a Ecopetrol no início deste mês.
De acordo com a reportagem, as tratativas começaram ainda no final de 2025.
Nesse período, além de um embate de preço por ação, o início da guerra no Irã mexeu com a cotação de petróleo, tirando ritmo da negociação – mas as conversas foram retomadas com fôlego nas últimas semanas.
Quem é a Ecopetrol?
Também com ações na bolsa, a Ecopetrol é colombiana e estatal e atua em toda a cadeia de valor de hidrocarbonetos, o que significa que a empresa explora, produz, refina e faz o transporte,
armazenamento, distribuição e comercialização.
Além disso, vem expandindo sua atuação para energia limpa e transmissão de energia elétrica. Ao todo, o governo da Colômbia possui 88,49% de seu capital social.