Brava Energia (BRAV3): O que está por trás do salto de 5% das ações nesta quarta (16)?

As ações da Brava Energia (BRAV3) lideraram a ponta positiva do Ibovespa (IBOV) nesta quarta-feira (16). Os papéis avançaram 5,22%, a R$ 18,13. No pano de fundo, dois fatores impactam a companhia, um macro e um micro.
Do lado macro, o petróleo operou em alta hoje. O contrato mais líquido do Brent, referência mundial, para junho subiu 1,82%, a US$ 65,85 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. Acompanhe o tempo real.
- VEJA MAIS: Os principais BDRs para investir agora – grandes bancos e corretoras selecionaram as ações internacionais favoritas para internacionalizar a carteira; veja de graça
Já do lado micro, a Brava informou ao mercado na noite de terça (15), que o Yellowstone e o BTG WM alteraram suas posições acionária na companhia.
O fundo Yellowstone, sob gestão do BTG WM, atingiu, de forma individual, a posição de 24.572.000 ações ordinárias da Brava, representando aproximadamente 5,29% do total.
Segundo o comunicado, a aquisição da participação acionária tem por objetivo a mera realização de operações financeiras; alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia; e, por fim, o fundo não tem o objetivo de atingir qualquer participação acionária em particular.
Na qualidade de gestora e em decorrência da individualização de posição do Yellowstone, o BTG WM informou que a posição total sob gestão atingiu o patamar de 17.173.00 ações ordinárias emitidas pela Brava Energia, equivalendo a 3,70% do total, aproximadamente.
Atual momento da Brava Energia
A petroleira júnior está promovendo mudanças em sua estratégia de operação onshore (terra firme). Segundo o CEO, Décio Oddone, a petrolífera júnior está em um movimento de otimização de capex (investimentos), redução de custos e, principalmente, implementação de projetos-piloto voltados para recuperação terciária de petróleo.
O objetivo da recuperação terciária é aumentar a recuperação dos campos com um investimento menor, afirmou ao Money Times, durante sua participação no 11º Annual Brazil Investment Forum, evento promovido pelo Bradesco BBI.