Destaques da Bolsa

Brava Energia (BRAV3): O que está por trás do salto de 5% das ações nesta quarta (16)?

16 abr 2025, 11:51 - atualizado em 16 abr 2025, 17:37
Brava Energia petroleiras
Ações da Brava Energia (BRAV3) lideram ganhos no Ibovespa após alta do petróleo e movimentação do BTG WM. (Imagem: iStock/ bymuratdeniz)

As ações da Brava Energia (BRAV3) lideraram a ponta positiva do Ibovespa (IBOV) nesta quarta-feira (16). Os papéis avançaram 5,22%, a R$ 18,13. No pano de fundo, dois fatores impactam a companhia, um macro e um micro.

Do lado macro, o petróleo operou em alta hoje. O contrato mais líquido do Brent, referência mundial, para junho subiu 1,82%, a US$ 65,85 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE), em Londres. Acompanhe o tempo real



  • VEJA MAIS: Os principais BDRs para investir agora – grandes bancos e corretoras selecionaram as ações internacionais favoritas para internacionalizar a carteira; veja de graça

Já do lado micro, a Brava informou ao mercado na noite de terça (15), que o Yellowstone e o BTG WM alteraram suas posições acionária na companhia.

O fundo Yellowstone, sob gestão do BTG WM, atingiu, de forma individual, a posição de 24.572.000 ações ordinárias da Brava, representando aproximadamente 5,29% do total.

Segundo o comunicado, a aquisição da participação acionária tem por objetivo a mera realização de operações financeiras; alterar a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia; e, por fim, o fundo não tem o objetivo de atingir qualquer participação acionária em particular.

Na qualidade de gestora e em decorrência da individualização de posição do Yellowstone, o BTG WM informou que a posição total sob gestão atingiu o patamar de 17.173.00 ações ordinárias emitidas pela Brava Energia, equivalendo a 3,70% do total, aproximadamente.

Atual momento da Brava Energia

A petroleira júnior está promovendo mudanças em sua estratégia de operação onshore (terra firme). Segundo o CEO, Décio Oddone, a petrolífera júnior está em um movimento de otimização de capex (investimentos), redução de custos e, principalmente, implementação de projetos-piloto voltados para recuperação terciária de petróleo.

O objetivo da recuperação terciária é aumentar a recuperação dos campos com um investimento menor, afirmou ao Money Times, durante sua participação no 11º Annual Brazil Investment Forum, evento promovido pelo Bradesco BBI.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar