Colunistas

Caio Mesquita: Tenbaggers

18 jul 2020, 16:55 - atualizado em 18 jul 2020, 16:58
Mercados sobe
A expressão “ tenbagger”, popularizada pelo lendário investidor americano Peter Lynch, é usada para destacar ações que tiveram uma valorização de mais de 10 vezes o investimento inicial (Imagem: Unsplash/@fossy)

Você já fez o download do aplicativo da Empiricus? Se não, clique em um dos links abaixo e faça agora:

O nosso aplicativo, que hoje conta com uma base instalada de mais de 300 mil usuários, vem rapidamente se transformando no canal preferido dos nossos assinantes.

Fruto do incansável trabalho do jovem sócio Vinícius Bazan e equipe, o app da Empiricus é a forma mais ágil para receber atualizações e notificações dos nossos analistas e especialistas.

Além de contar com toda a biblioteca de publicações e cursos, nele é possível encontrar cotações atualizadas, notícias de mercado e até mesmo incluir uma carteira de ativos para serem monitorados.

Não há absolutamente nada à altura no mercado brasileiro, e vejo poucas alternativas comparáveis fora do país.

Fundamental para assinantes pagantes, o aplicativo também traz funcionalidades para nossos leitores gratuitos, inclusive conteúdos e orientações para quem está iniciando no mundo dos investimentos.

O app da Empiricus é a ferramenta ideal para navegar o mar de desafios e oportunidades que se apresentam para o investidor individual brasileiro na atual conjuntura.

Na semana passada, tratei da explosão do número de CPFs na Bolsa, empurrados por uma taxa de juros no Brasil em níveis inéditos.

Para surpresa da própria B3, o volume negociado em junho mais do que dobrou em comparação com o mesmo mês do ano passado, com um aumento destacado da participação das pessoas físicas. Com uma taxa Selic praticamente zerada, não há criação de riqueza de longo prazo sem exposição a investimentos de risco. Dinheiro estacionado em aplicações de curtíssimo prazo servem somente para proteger contra a deterioração monetária, e olhe lá.

A assimetria dos retornos esperados quando investimos na renda variável fica ainda mais atraente quando a opção da renda fixa não compensa.

Quando investimos em ações, não há limites para a valorização, enquanto a perda está limitada ao capital investido. Na renda fixa, também a perda está limitada ao capital, mas o ganho está predefinido nas condições fixadas a priori, não há assimetria de ganhos portanto.

O custo de oportunidade em se aventurar na Bolsa, especialmente neste Brasil onde nada “batia o CDI”, como tantas vezes ouvi de amigos do mercado financeiro, vem diminuindo drasticamente.

Mais do que assimetrias, investir em certas ações, desde que preenchidos certos requisitos, pode nos retornar ganhos verdadeiramente exponenciais.

A expressão “ tenbagger”, popularizada pelo lendário investidor americano Peter Lynch, é usada para destacar ações que tiveram uma valorização de mais de 10 vezes o investimento inicial.

A origem está no beisebol, onde um “bagger” denota cada base conquistada pelo rebatedor. No esporte, o limite é atingido na quarta base, ou “fourbagger”, já que esse é o número de bases disponíveis no campo. Já nos investimentos em ações, o potencial é verdadeiramente ilimitado.

As rápidas e intensas transformações pelas quais passam nossas empresas, impactadas por um cenário de radicais mudanças comportamentais, criam um solo fértil para valorizações dramáticas.

Na Empiricus, nosso analistas já produziram uma coleção de tenbaggers para nossos assinantes.

Recentemente, acabamos de entregar mais uma tenbagger, para nossa satisfação.

O Henrique Florentino, editor da série Ações Exponenciais, preparou uma apresentação cobrindo todos os detalhes desse sucesso recente. É um verdadeiro estudo de caso em como identificar ações com potencial exponencial de valorização.

Conheça mais.

Deixo você agora com os destaques da semana.

Boa leitura e um abraço,

Caio

CEO da Empiricus e Presidente da Acta Holding
CaioMesquita@moneytimes.com.br