Impostos

Calendário do IPVA 2025 no Ceará: Confira as datas de pagamento e descontos

09 jan 2025, 10:47 - atualizado em 09 jan 2025, 11:01
carros-impostos-2025-ceara-ce
Já está disponível o calendário de pagamento do IPVA 2025 para os carros registrados no estado do Ceará. (Foto: iStock - Grafissimo)

Já está disponível o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para os carros registrados no estado do Ceará (CE).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados se diferem pela potência dos motores: 2,5% para automóveis, caminhonetes e utilitários com potência de até 100 cavalos (cv), 3% para os mesmos veículos até 180cv e 3,5% para veículos com mais de 180cv.

Para motocicletas e similares, as alíquotas são: 1% para motores de até 125 cilindradas (cc) que não tenham multas registradas em 2024 e 2% para os que possuem multas; 3% para motores até 300cc; e 3,5% para mais de 300cc.

Caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de locadoras pagam 1% e para automóveis elétricos a alíquota é de 2,5%.

Os proprietários podem pagar o imposto à vista, com desconto de 5%, ou parcelado em cinco cotas mensais iguais, sem abatimento de valor. Para realizar o pagamento, os contribuintes devem acessar o site da Secretaria da Fazenda do Ceará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veículos com mais de 15 anos de fabricação (produzidos até 2010), estão isentos da cobrança no estado. Ônibus, micro-ônibus e vans empregadas no serviço de transporte público, táxis, máquinas agrícolas, motores inferiores a 50cc e pessoas com deficiência também não pagam o imposto.

Confira o calendário do IPVA 2025 do Ceará

O IPVA 2025 do Ceará começa a vencer no dia 31 de janeiro, para todos os proprietários que optarem pelo pagamento à vista com desconto de 5%.

Para o pagamento parcelado as datas são as seguintes:

Parcela Data
Cota única 31/01
1ª parcela 10/02
2ª parcela 10/03
3ª parcela 10/04
4ª parcela 09/05
5ª parcela 10/06

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar