CryptoTimes

Camara-e.net defende urgência em PL de Criptoativos

01 set 2022, 18:55 - atualizado em 01 set 2022, 18:55
P.L cripoativos criptomoedas
(Imagem: Unsplash/Kanchanara)

O Comitê de Criptomoedas e Blockchain da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) publicou nesta quinta-feira (1) um documento oficializando seu posicionamento acerca da importância de que Projeto de Lei nº 4401/2021 (PL de Criptoativos) seja votado pela Câmara dos Deputados com urgência.

“Com o rápido crescimento do mercado de criptoativos no Brasil, é necessário termos um marco regulatório que acompanhe e garanta segurança jurídica no processo de desenvolvimento do setor”, afirma Daniel Mangabeira, coordenador do Comitê de Criptomoedas e Blockchain da camara-e.net.

Entre os dados utilizados como argumento, está o volume de transações realizadas em criptoativos no Brasil, que apenas em maio de 2022 foram movimentados mais de R$ 15 bilhões, de acordo com recente relatório de dados abertos e informações gerais de criptoativos da Receita Federal do Brasil, obtidos através de declarações de operações de compra e venda de criptos por pessoas físicas, jurídicas e corretoras (exchanges), conforme a Instrução Normativa RFB nº 1.888/2019.

O posicionamento da Câmara é que os efeitos que a regulamentação de cripto pode gerar, pode ser visto como um movimento de avanço ao país.

Além de aumentar credibilidade e segurança, estimular a inovação, e atrair investidores, o Brasil pode ganhar posição de destaque no mercado digital assim que o referido Projeto de Lei for votado pela Câmara, conforme exposto.

Principais benefícios do PL para o setor, listados pela Câmara

Estimula a inovação: a determinação de diretrizes e princípios que devem nortear as atividades das empresas é essencial para o mercado. Na esteira de outros países que estão regulamentado os ativos digitais, a aprovação de uma Lei nesse sentido se mostra positiva, pois traz previsibilidade às empresas que operam no mercado, o que estimula a criação e adoção de novos produtos.

Aumenta a segurança: o mercado de ativos digitais no Brasil está crescendo exponencialmente e, atualmente, já é um dos cinco maiores do mundo. A aprovação de uma regulamentação trará segurança jurídica para as empresas que operam no mercado, limitando a atuação no país a empresas sérias e comprometidas com seus clientes.

Com a regulamentação, haverá também um processo de conscientização e educação da população sobre o tema, o que ajudará a evitar a aplicação de golpes e envolvimento com esquemas criminosos por grupos mal-intencionados.

Aumenta os investimentos no mercado: a instituição de regras sobre cripto tende a desmistificar falsos boatos e combater o preconceito das pessoas, consequentemente aumentando a credibilidade do setor.

Com isso, a tendência é de atração de perfis de investidores mais conservadores para esse mercado, fomentando economias locais e gerando novos empregos e fontes de renda aos brasileiros.

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.