Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Canadá está “a todo vapor” para fechar acordo comercial com EUA, diz ministra

18/05/2019 - 19:20
Ministra das relações exteriores deve ratificar acordo comercial com EUA e México

A ministra das relações exteriores do Canadá Chrystia Freeland declarou que o país moverá rapidamente para ratificar o acordo comercial com os EUA, após o presidente Donald Trump ter retirado as tarifas ao aço e ao alumínio canadenses.

O presidente Donald Trump impôs em março de 2018 taxação de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio, alegando questões de Segurança Nacional.

“Temos encontrado com diversos líderes democratas para conversarmos com eles sobre o Novo Nafta”, afirmou Freeland à CBC radio, conforme apurado pela reportagem da Reuters. “Temos uma negociação em voga forte e boa acontecendo”, completou.

Ratificado

Para a ministra, agora que o maior obstáculo foi retirado de cena, a ratificação será “a todo vapor”. O EUA fechou com o Canadá e o México o USMCA (U.S.-Mexico-Canada Agreement), apelidado de “Novo Nafta (North American Free Trade Agreement)”, que já perdurava por 25 anos.

“Estou ainda preocupada sobre o protecionismo dos EUA e eu acredito que seria ingênuo para qualquer um pensar que existe alguma permanência de segurança permanente. A realidade é que a administração dos EUA é abertamente, explicitamente e orgulhosamente protecionista”, conclui a ministra.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Canadá, Internacional

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 18/05/2019 - 19:20