Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Celo, plataforma de contratos autônomos, ativa transferências para sua stablecoin

30/06/2020 - 14:35
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Celo Dollar (cUSD) é uma stablecoin lastreada em dólar que começou a ser emitida e transferida na plataforma Celo (Imagem: Crypto Times)

Nessa segunda-feira (29), o sistema de governança “on-chain” (no blockchain) da Celo ativou o Protocolo de Estabilidade da rede, permitindo a criação e transferência da stablecoin (moeda de valor estável) Celo Dollar (cUSD).

Além de ser uma plataforma de desenvolvimento para fins gerais, Celo possui um contrato de reserva que permite que usuários usem CELO (o token nativo da plataforma) como garantia em troca pela cUSD lastreada em dólar.

Esse sistema “à la MakerDAO” também fornece suporte para outros ativos de reserva, além do CELO, sejam usados, incluindo bitcoin (BTC), ether (ETH) e DAI, para ajudar a manter o lastro da cUSD.

A longo prazo, o Protocolo de Estabilidade pode acrescentar suporte para ativos de reserva “off-chain” (fora do blockchain), bem como emitir outras stablecoins garantidas por outros criptoativos caso essa proposta seja aprovada por meio de uma votação da comunidade.

Em um mercado competitivo de plataformas de contratos autônomos (ou “smart contracts”), projetos recém-lançados buscam por uma vantagem ou forma de diferenciar o que sua plataforma pode fornecer a usuários ou desenvolvedores.

Um mecanismo de estabilidade nativo e que gera stablecoins pode dar uma força à Celo em relação a outras plataformas, já que a maioria delas ainda está procurando por desenvolvedores para criar um sistema parecido.

(Imagem: Messari)

Clique aqui para explorar o gráfico acima.

Stablecoins continuam sendo populares. A capitalização total de mercado para stablecoins duplicaram no último ano para atender à crescente demanda para transferência estável de valor.

Celo Dollar pode ajudar a impulsionar a adesão inicial da rede Celo caso parte dessa demanda apareça em novas plataformas.

Porém, em termos de popularidade, mecanismo descentralizados de estabilidade, como DAI, ainda seguem stablecoins com garantias em fiduciárias como tether (USDT) e a USD Coin (USDC).

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 30/06/2020 - 14:35