Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Cemig: nem bom resultado tira pessimismo de analistas com a ação

Renan Dantas
14/11/2021 - 19:09
Cemig
Segundo o Safra, o lucro líquido superou em 156% as estimativas, mas se manteve 35% abaixo do consenso (Imagem: Youtube/Cemig)

Apesar do desempenho da Cemig (CMIG4) ter agradado analistas, isso não foi suficiente para alterar o pessimismo com o papel. 

A companhia reportou lucro de R$ 421 milhões, queda de 27%, pressionado pela alta nos custos de energia no segmento de geração (onde tais custos não são repassados para tarifa) e também pelas despesas financeiras, que cresceram mais de 100%.

Apesar disso, a Ativa destaca que o Ebitda, que mede o resultado operacional, de R$ 1,6 bilhão ficou acima das expectativas, suportado pelos bons desempenhos da Gasmig e de sua distribuidora.

“Mesmo que Cemig GT tenha realizado um resultado operacional inferior no ano, o saldo da companhia é positivo”, aponta o analista Ilan Arbetman.

Para a XP, os números vieram acima das estimativas devido a:

  • maior contribuição da Gasmig, reflexo do maior despacho térmico no trimestre;
  • maiores vendas de energia tanto na Cemig D quanto na Cemig GT, compensadas ​​por maiores compras de energia na Cemig GT

“Temos uma avaliação positiva dos resultados da Cemig, visto que o Ebitda Ajustado do período ficou acima de nossas expectativas”, aponta.

Segundo o Safra, o lucro líquido superou em 156% as estimativas, mas se manteve 35% abaixo do consenso. 

Nada muda

Na visão da Genial, os resultados da Cemig vieram em linha com o esperado, fato que não motiva a corretora a alterar a recomendação para o papel.

“Aos atuais níveis de preço acreditamos que Cemig siga sendo um case pouco atrativo, tendo em vista o baixo retorno esperado (valorização + dividendos esperados para 2021E) de apenas 9,6% e a sua exposição aos riscos políticos associados ao seu controlador, o estado de Minas Gerais”, afirma.

Um dos catalizadores da Cemig é o seu desinvestimento. Porém, o processo está, por enquanto, suspenso pela congresso estadual do estado de Minas Gerais.

Mesmo assim, o Safra se mantém otimista, argumentando que as iniciativas de custos e alienação seguem como uma agenda positiva da empresa. A recomendação é outperform, ou desempenho acima da média do mercado, mas o preço-alvo está em reavaliação.

Ativa e XP mantiveram a recomendação neutra e a Genial possui indicação de venda para Cemig.

Última atualização por Renan Dantas - 14/11/2021 - 20:45

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web