CEO do Solana Labs diz que “não importa” se a rede cair novamente

The Block
The Block
20/11/2021 - 11:00
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Solana SOL
Em setembro deste ano, a rede Solana ficou fora do ar por 17 horas, após receber um enorme volume de transações por segundo (Imagem: Crypto Times)

Em setembro, a rede Solana (SOL) caiu após ter sido inundada por centenas de milhares de transações por segundo.

A rede ficou fora do ar por 17 horas.

O The Block falou com Anatoly Yakovenko, CEO do Solana Labs e cofundador do Solana, em uma entrevista no evento Solana Breakpoint, em Lisboa. Quando questionado sobre as chances de a rede cair novamente, Yakovenko respondeu: “Eu não sei. Na verdade, isso não importa.”

O CEO continuou com seu argumento: contanto que haja ao menos uma cópia do livro-razão, os fundos ainda estão a salvo e as transações serão processadas eventualmente. Se você não se importa com o tempo de processamento de uma transação, “então o quanto você se importa se há um bloco de 72 horas de processamento?”

Yakovenko atribuiu o tempo de queda da rede a um tempo de espera entre blocos particularmente longo. Ele afirmou que Solana não ficou off-line na verdade, só não havia um tempo de bloco confirmado para aquele período.

“Então, isso parece, tecnicamente, como um bloco de 17 horas, se você for olhar o histórico.”

Ele apontou que outras plataformas blockchain, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) oferecem garantias “soft” das transações que estão acontecendo – especialmente para aqueles que não têm fundos para pagar as taxas de transação.

Porém, o tempo em que a rede fica fora do ar é um problema para as pessoas que precisam que suas transações sejam processadas rapidamente, reconheceu o CEO. “[Se a rede cair, isso] Importa para as pessoas que ligam para a entrega de mensagens dentro do intervalo de 400 milissegundos.”

“Portanto, em termos de segurança dos fundos, não importa [se a rede cair novamente]. Em termos de aplicação no mundo real, importa”, acrescentou ele.

Yakovenko disse que não poderia garantir que o Solana não ficará novamente fora do ar, pois é difícil dar esse tipo de garantia sob todas as circunstâncias e prová-la correta.

“Você viu o pior cenário, certo? A sujeira bateu no ventilador. Mas eles descobriram como continuar”, disse ele ao The Block. “No entanto, dizer que nunca mais irá acontecer, nem sei se isso é possível, de qualquer maneira realista, em qualquer rede.”

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 19/11/2021 - 16:35

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web