Economia

CEOs dos EUA oferecem visões opostas sobre crescimento da produção de petróleo

24 jan 2022, 16:08 - atualizado em 24 jan 2022, 16:08
Vicki Hollub
Os preços do petróleo subiram para máximas de sete anos nas últimas semanas, com a marca de referência internacional brent quase atingindo 90 dólares por barril (Imagem: Reuters/Lucy Nicholson)

Os chefes das grandes petroleiras norte-americanas Occidental Petroleum Corp e ConocoPhillips ofereceram perspectivas diferentes sobre o crescimento da produção de petróleo dos Estados Unidos em uma conferência nesta segunda-feira, enquanto o setor se recupera das paralisações durante a primeira fase da pandemia de coronavírus.

Os preços do petróleo subiram para máximas de sete anos nas últimas semanas, com a marca de referência internacional brent quase atingindo 90 dólares por barril, impulsionado pela oferta mundial apertada e pela demanda global ressurgente.

O presidente-executivo da ConocoPhillips, Ryan Lance, disse a uma plateia na Argus Americas Crude Summit em Houston que estava otimista com os mercados, já que os altos preços do petróleo “persistirão por um tempo”.

Ele previu que a produção provavelmente ofuscaria o recorde de 13 milhões de barris por dia (bpd) alcançado no final de 2019.

A CEO da Occidental, Vicki Hollub, foi mais comedida em sua previsão, dizendo que os Estados Unidos provavelmente ultrapassariam 12 milhões de bpd em algum momento – mas ficaram aquém desse recorde histórico.

A Administração de Informação de Energia prevê que a produção anual de petróleo será em média 11,8 milhões de bpd este ano e 12,4 milhões de bpd em 2023.

Essa média seria um recorde para um ano inteiro, embora seja inferior ao recorde mensal de 12,97 milhões de bpd estabelecido em novembro de 2019.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.