Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Chefe de vacinas da União Europeia diz que usará todos os meios contra atrasos da AstraZeneca

23/03/2021 - 8:41
Astrazeneca
No início de março, a AstraZeneca disse que tentará entregar 100 milhões de vacinas ao bloco até o começo de junho, três vezes menos do que se comprometeu a disponibilizar no contrato com a UE (Imagem: REUTERS/Hannibal Hanschke)

A negociadora-chefe de vacinas da Comissão Europeia, Sandra Gallina, disse nesta terça-feira que a União Europeia usará todos os meios disponíveis para obter a vacina contra Covid-19 produzida pela AstraZeneca.

Ela não detalhou quais ferramentas seriam usadas, mas a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaça endurecer os controles de exportação sobre farmacêuticas que não cumprirem seus contratos de suprimento com a UE.

No início de março, a AstraZeneca disse que tentará entregar 100 milhões de vacinas ao bloco até o começo de junho, três vezes menos do que se comprometeu a disponibilizar no contrato com a UE.

“Pretendemos agir”, disse Gallina a parlamentares do bloco, acrescentando que a UE usará “todas as ferramentas à nossa disposição para obter as doses (da AstraZeneca).”

“É uma pena, é um dano à reputação”, disse Gallina, observando que só uma das cinco fábricas de produção de vacina listadas no contrato da UE com a AstraZeneca está entregando vacinas ao bloco.

O contrato lista duas fábricas no Reino Unido, uma na Holanda e uma na Bélgica. Outra nos Estados Unidos consta como fornecedora reserva.

Atualmente, só a unidade belga, administrada pela Thermo Fisher Scientific, está produzindo vacinas para a UE.

A Comissão também iniciou um procedimento previsto no contrato com a AstraZeneca que poderia levar a um processo contra a empresa.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 23/03/2021 - 8:41

Cotações Crypto
Pela Web