O Melhor do Seu Dinheiro

Chegou a hora do CMN: Inflação em foco, real digital, os segredos de Luiz Barsi e outros destaques do dia

29 jun 2023, 8:25 - atualizado em 29 jun 2023, 8:26
Fernando Haddad
A sonolenta reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) entrou no radar de um público mais amplo que o convencional. (Imagem: Agência Brasil)

Poucas vezes falou-se tanto em Banco Central (BC), taxa de juro, meta de inflação e política monetária quanto neste primeiro semestre de 2023. O protagonismo do tema é tamanho que até a sonolenta reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) entrou no radar de um público mais amplo que o convencional.

Mas como chegamos a ela? Com o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC sob pressão cada vez maior para baixar os juros dos atuais 13,75% ao ano.

Depois de o Copom ter mantido a taxa sem sinalizar claramente quando um provável alívio terá início, causou estranheza o trecho da ata da reunião segundo o qual a maioria dos diretores era a favor de sinalizar um tom mais brando à sociedade e ao mercado. Uma informação relevante demais para ficar de fora do comunicado, mas vida que segue.

Hoje, logo cedo, o BC divulga o Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Para além das projeções macroeconômicas, a cereja do bolo é a entrevista coletiva a ser concedida pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, a partir das 11h.

Somente na parte da tarde é que as atenções se voltarão para o CMN. Campos Neto se reunirá com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra do Planejamento, Simone Tebet, sem o fantasma de uma alteração das metas de inflação para 2023, 2024 e 2025.

O que estará em debate, além da ainda indefinida meta para 2026, é a adoção da meta contínua. Por esse modelo, defendido por Haddad, a evolução do IPCA em 12 meses passaria a ter tanta relevância para o trabalho do BC quanto a inflação no fim do ano.

O resultado do encontro, porém, só será conhecido com a bolsa já fechada. O que não impedirá os investidores de reagirem às expectativas em torno do encontro.

Para ficar por dentro de como isso vai mexer com seus investimentos hoje, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Real digital pode não sair do papel? Especialista comenta sobre “fase crucial de testes” da CBDC brasileira.
 Thamilla Talarico, sócia-líder de Blockchain e Cripto da EY no Brasil, falou sobre as datas esperadas para o lançamento oficial do RD.

BTG TALKS
Estratégia, disciplina, paciência: conheça 11 segredos de Luiz Barsi, o maior investidor individual da B3.
 O  chamado “Rei da Bolsa” participou nesta quarta-feira de evento do banco BTG Pactual e deu dicas valiosas para quem quer começar a investir em renda variável.

PASSAPORTE CARIMBADO
CVM dá sinal verde para Nubank fechar capital no Brasil. 
O banco digital havia anunciado a intenção de deixar a bolsa local no ano passado, mas os planos ainda precisavam do aval da xerife do mercado de capitais. Saiba como ficam os investidores e NuSócios.

ESTICANDO O ORÇAMENTO
Carros populares: governo vai liberar mais dinheiro para desconto no zero km. Veja as condições.
 Segundo informações do Broadcast, o programa também passará a incluir pessoas jurídicas, como as locadoras de veículos.

ESTRADA DO FUTURO
Me permita mudar de ideia: existe um cenário em que você pode obter retorno com esta ação.
 Na visão do colunista Richard Camargo, a situação não é boa, e isso foi refletido no preço das ações, que caem cerca de 80% desde as máximas. Mas duas notícias o fizeram repensar o ranço com a companhia. Entenda.

Uma boa quinta-feira para você!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.