Morning Times

Chegou a ‘Super Quarta’ de inflação; o que esperar do Ibovespa (IBOV)?

10 abr 2024, 8:15 - atualizado em 10 abr 2024, 8:15
ibovespa
Ibovespa hoje de olho nos dados de inflação no Brasil e Estados Unidos (Imagem: Getty Images Signature/Canva)

Chegou a aguardada “Super Quarta” de inflação, com a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aqui no Brasil, e o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), lá nos Estados Unidos.

Os dados prometem dar indícios sobre os próximos passos das autoridades monetárias.

Hoje o Federal Reserve também libera a ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

  • [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Money Times traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito

Vale lembrar que, no caso do Banco Central, a dúvida é sobre o ritmo dos cortes na Selic. Na última ata, o Comitê de Política Monetária (Copom) mudou o guindance, dando a entender que só garantia mais um reajuste de 0,50 ponto percentual.

O Ibovespa (IBOV) fechou o último pregão, em alta de 0,80%, a 129.887,80 pontos, com a ansiedade do mercado pairando sobre a agenda econômica desta quarta.



Para hoje, os dados de inflação podem mexer com o índice, que também está aguardando desfecho da novela envolvendo a Petrobras (PETR3;PETR4)

Além do Ibovespa: veja o que esperar das bolsas internacionais

Inflação por aqui, inflação lá fora. Os Estados Unidos estão no radar devido ao Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês). O mercado estará atento aos dados divulgados, que deverão lançar luz ao futuro das taxas de juros, ainda que este não seja o indicador de inflação preferido do Federal Reserve

Na avaliação de Pedro Marinho Coutinho, planejador financeiro e sócio da The Hill Capital, “é lógico que o mercado já tem uma certa previsão para frente, mas esse dado é super importante para o mercado entender se realmente essas previsões serão confirmadas”.

  • LEIA TAMBÉM: O Money Picks analisou 30 carteiras recomendadas de diversas casas de análise e bancos para descobrir os melhores investimentos para abrilconfira as top picks aqui

O mercado tem uma expectativa de queda de 0,3% tanto para o índice geral do CPI quanto para o núcleo, que exclui elementos mais voláteis, como alimentos e combustíveis.

Para o acumulado de 12 meses, a projeção para o núcleo de fevereiro é que ele passe de 3,8% para 3,7%. Enquanto isso, o índice geral pode apresentar alta para 3,4%, ante 3,2% em fevereiro.

CME FedWatch Tool, ferramenta que analisa as probabilidades de cortes nas taxas de juros, apresenta junho como a data favorita, com 57,6% de chance de redução.

Na China, hoje também estão no radar os dados de inflação, tanto ao consumidor quanto ao produtor.

Morning Times: Confira os mercados na manhã desta quarta-feira (10)

Bolsas asiáticas

  • Tóquio/Nikkei: -0,48%
  • Hong Kong/Hang Seng: 1,85%
  • China/Xangai: -0,70

Bolsas europeias (mercado aberto)

  • Londres/FTSE100: 0,59%
  • Frankfurt/DAX: 0,68%
  • Paris/CAC 40: 0,39%

Wall Street (mercado futuro)

  • Nasdaq: 0,05%
  • S&P 500: 0,06%
  • Dow Jones: 0,13%

Commodities

  • Petróleo/Brent: 0,57%, a US$ 89,95 o barril
  • Petróleo/WTI: 0,61%, a US$ 85,75 o barril

Boa terça-feira e fique de olho no Money Times para acompanhar as notícias do mercado!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin