China aprova condicionalmente compra de chips H200 da Nvidia pela DeepSeek, dizem fontes
A China concedeu aprovação à DeepSeek, principal startup de IA chinesa, para comprar os chips de inteligência artificial H200 da Nvidia, com condições regulatórias que ainda estão sendo finalizadas, disseram à Reuters duas pessoas familiarizadas com o assunto.
A Reuters informou na quarta-feira, citando fontes, que a ByteDance, a Alibaba e a Tencent tinham recebido autorização para adquirir mais de 400.000 chips H200 no total.
O presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang, disse a repórteres em Taipé na quinta-feira que sua empresa não havia recebido tais informações. Ele acrescentou que acreditava que a China ainda estava finalizando o processo de licenciamento. A Nvidia não respondeu a um pedido de comentário sobre a aprovação do DeepSeek.
Os ministérios da Indústria e do Comércio da China concederam aprovações para todas as quatro empresas, mas estipularam que imporão condições que ainda estão sendo finalizadas, disseram as fontes. Essas condições estão sendo decididas pelo órgão de planejamento estatal da China, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC ), de acordo com uma das fontes.
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, o Ministério do Comércio e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) da China não responderam aos pedidos de comentários.
A DeepSeek, que abalou o setor tecnológico global no início do ano passado ao lançar modelos de IA com um custo muito inferior ao dos modelos desenvolvidos por rivais norte-americanos como a OpenAI, não respondeu ao pedido de comentário.
O H200, o segundo chip de IA mais poderoso da Nvidia, tornou-se um importante ponto de atrito nas relações entre EUA e China. Apesar da forte demanda de empresas chinesas e da aprovação norte-americana para exportações, a hesitação de Pequim em permitir importações tem sido o principal obstáculo aos embarques.
No início deste mês, os EUA deram o aval formal para que a Nvidia venda a H200 para a China, onde a empresa observa uma forte demanda. No entanto, a decisão final sobre a autorização de importação cabe às autoridades chinesas.
Qualquer compra de chips H200 pela DeepSeek pode atrair a atenção de parlamentares norte-americanos. A Reuters noticiou na quarta-feira que um parlamentar norte-americano sênior alegou que a Nvidia ajudou a DeepSeek a aprimorar modelos de inteligência artificial que foram posteriormente usados pelos militares chineses, de acordo com uma carta enviada ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.
A DeepSeek deverá lançar seu modelo de IA de próxima geração, o V4, com fortes recursos de codificação, em meados de fevereiro, conforme noticiado pelo The Information no início deste mês.