Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

China dá boas vindas à executiva da Huawei, mas se silencia sobre canadenses soltos

25/09/2021 - 13:57
Huawei
O drama de extradição da filha do fundador da Huawei — que durou anos — tem sido uma fonte central de discordância entre Pequim e Washington (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

A diretora financeira da Huawei, Meng Manzhou, chegou à China neste sábado, encerrando uma disputa de extradição de quase três anos, no mesmo dia em que dois canadenses detidos em Pequim por mais de 1.000 dias voltaram para casa, o que pode quebrar o gelo da relação entre os dois países.

Meng, filha do fundador da Huawei Technologies, Ren Zhengfei, recebeu permissão para voltar para casa após chegar a um acordo com promotores norte-americanos na sexta-feira (24) para encerrar o processo contra ela por fraude.

O acordo resultou no cancelamento de uma audiência de extradição aos EUA em um tribunal de Vancouver naquele mesmo dia.

O drama de extradição que durou anos tem sido uma fonte central de discordância entre Pequim e Washington. Autoridades chinesas sinalizaram que o processo teria que ser retirado para encerrar um impasse diplomático.

A imprensa estatal chinesa deu as boas-vindas a Meng de volta à “pátria mãe” neste sábado, classificando as acusações de fraude bancária como sem fundamento.

Mas a imprensa chinesa ficou quieta sobre Michael Kovrig e Michael Spavor, os dois canadenses libertados da custódia da China em um ato aparentemente recíproco de Pequim.

Detidos pelas autoridades chinesas apenas dias depois da prisão de Meng, eles também foram libertados horas depois de Meng, afirmou o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau.

4 investimentos à prova de qualquer crise política:

É possível perceber que o clima político influência diretamente nos seus investimentos.

Para isso, separamos quatro tipos de investimentos que são à prova de crise política.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 25/09/2021 - 13:57

Cotações Crypto
Pela Web