Internacional

China promete empréstimo de US$ 1 bilhão para América Latina

23 jul 2020, 7:12 - atualizado em 23 jul 2020, 7:25
China Bandeira
Em videoconferência, Wang afirmou a homólogos latino-americanos que uma vacina contra o coronavírus desenvolvida pela China teria acesso universal (Imagem: Reuters/Tingshu Wang)

A China concederá empréstimo de US$ 1 bilhão para países da América Latina e do Caribe para que tenham acesso à sua vacina contra a Covid-19, disse o ministro de Relações Exteriores, Wang Yi, a diplomatas regionais, segundo o governo mexicano.

Em videoconferência, Wang afirmou a homólogos latino-americanos que uma vacina contra o coronavírus desenvolvida pela China teria acesso universal, segundo comunicado do Ministério de Relações Exteriores do México na quarta-feira. Wang também apresentou uma lista de projetos chineses para combater a doença na região, segundo o comunicado.

O anúncio ocorre em meio à escalada das tensões entre Estados Unidos e China, que competem cada vez mais por influência em uma região historicamente vinculada à política externa americana. A

América Latina é a região mais atingida pelo coronavírus. Brasil, México e Peru estão entre os 10 países do mundo com maior número de mortes relacionadas à Covid.

Os principais diplomatas da Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Panamá, Peru, Trinidad e Tobago e Uruguai participaram da reunião, além do secretário de Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, e Wang, da China, segundo o comunicado.