Alimentos

Cidade chinesa barra entrada de carne e frutos do mar congelados

17 ago 2020, 14:00 - atualizado em 17 ago 2020, 14:00
Portos Japão Exportações
A ordem foi emitida depois que o governo local da cidade vizinha de Shenzhen encontrou o vírus em amostras de asas de frango congeladas importadas do Brasil (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

A Associação da Cadeia de Frio da cidade costeira de Guangzhou, no sul da China, ordenou que todas as empresas membros suspendessem as importações de carne e frutos do mar congelados de áreas afetadas pelo coronavírus, disse o Escritório de Informações na Internet da cidade, sem especificar áreas ou países.

A associação também ordenou que todos os trabalhadores que entrarem em contato com carne e frutos do mar congelados sejam testados para o coronavírus, e que sejam testados uma vez por semana, disse no domingo.

A ordem foi emitida depois que o governo local da cidade vizinha de Shenzhen encontrou o vírus em amostras de asas de frango congeladas importadas do Brasil, e houve casos anteriores em outras cidades chinesas onde o patógeno foi identificado em amostras de embalagens de frutos do mar importados.

“Não acho que haja nenhum grande problema se você limpar bem os alimentos e cozinhá-los bem antes de comer”, disse o especialista em doenças infecciosas Zhong Nanshan em entrevista a um programa de TV no domingo. “Talvez haja uma chance de o vírus ser transmitido dos alimentos para humanos, mas esse não é o meio principal.”

Chen Wei, vice-presidente executivo da Associação de Carnes da China, disse ao Beijing News que suspender as importações de carne em todo o país não é recomendado porque os surtos atuais são isolados. “Se houver uma proibição total, isso afetará a disponibilidade de oferta abundante e preços estáveis, e será um grande prejuízo para os consumidores”, disse Chen.

A Organização Mundial de Saúde disse que não houve exemplos que provassem que o vírus pudesse ser transmitido por alimentos.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.