Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Cielo deve vencer PIX e concorrência feroz pós-Covid para empolgar, diz Safra

18/09/2020 - 16:33
Cielo
Para o Banco Safra, a nova modalidade irá acirrar a competição entre adquirentes no cenário pós-pandêmico e atingir em cheio a Cielo (CIEL3) (Imagem: YouTube/Cielo)

O PIX, a nova transferência instantânea do Banco Central, promete chacoalhar o mercado e provocar mudanças nos meio de pagamentos.

Para o Banco Safra, a nova modalidade irá acirrar a competição entre adquirentes no cenário pós-pandêmico, o que pode atingir em cheio a Cielo (CIEL3).

“A introdução do PIX pode mudar a dinâmica do mercado e obrigar os adquirentes a se reinventarem, disponibilizando novos serviços (dentro da plataforma PIX). No entanto, acreditamos que também pode trazer riscos de canibalização de volumes de débito”, afirmam os analistas Luis F. Azevedo e Silvio Dória.

Apesar disso, a equipe acredita que a empresa está preparada para operar o PIX.

“Em nossa opinião, a Cielo está pronta para relatar recuperação gradativa dos resultados dos próximos trimestres, impulsionada pela recuperação do TPV (Volume Total de Pagamentos, em português), após a reabertura econômica”, argumentaram.

O pior já passou

Os analistas participaram de uma videoconferência com a equipe de RI da Cielo, liderada por Jean Philippe, e saíram com boas impressões da empresa.

Segundo os analistas, o pior da crise do coronavírus para a Cielo já passou, embora acreditem que a recuperação deva ser gradual.

Eles lembram que dados de agosto do varejo apontam para uma retomada. Agosto foi o quarto mês consecutivo de recuperação nas vendas.

“É importante destacar que os números do ICVA de setembro (até 12) sugerem mesmo melhor desempenho para o varejo (queda de apenas 5,1% em relação à base pré-pandêmica)”, afirmaram.

Whatsapp Cielo
Os analistas também destacaram as parcerias que a empresa vêm realizando nos últimos meses, como com o Whatsapp (Imagem: Divulgação/WhatsApp)

A empresa também viu um aumento nos volumes de comércio eletrônico e o uso de alguns produtos (como o link da web de pagamento), que deve continuar mesmo após a pandemia. Porém, segundo a empresa, com o coronavírus, o ambiente competitivo se estabilizou, quadro que pode mudar com a recuperação econômica.

Parcerias

Os analistas também destacaram as parcerias que a empresa vêm realizando nos últimos meses, como com o Whatsapp. “Ao nosso ver, essa parceria foi uma boa iniciativa da Cielo, embora ainda seja pendente de aprovação do Banco Central”, afirmaram.

Desde o dia 23 de junho, o acordo segue suspenso para permitir que o BC avalie eventuais riscos ao funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Na última segunda-feira, foi a vez do Bradesco (BBDC4) anunciar uma parceria com a companhia para conta de pagamento digital Bitz.

“A empresa deve basicamente replicar o modelo Cielo Pay com novas funcionalidades. A Cielo deve ser responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento da plataforma, com sua remuneração ligados às transações processadas”, afirmaram.

O Safra reafirmou a recomendação neutra para os papéis da Cielo, com preço-alvo de R$ 6, potencial de crescimento de 31%.

“Ainda temos um visão cautelosa sobre o nome, considerando os riscos de um ambiente competitivo mais acirrado e mudanças regulatórias”, completou.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 18/09/2020 - 16:44