Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Cielo aponta queda de 15,1% nas vendas do varejo em agosto

17/09/2020 - 10:02
Varejo
Todas as regiões analisadas pelo índice registraram queda nas vendas em relação ao mesmo mês de 2019, mas a região Sudeste foi a que apresentou maior queda, de 14,1% (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

As vendas do varejo recuaram 15,1% em agosto na comparação anual, de acordo com o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA) divulgado nesta quinta-feira (17).

Segundo o documento, apesar da retração, agosto foi o quarto mês consecutivo de recuperação das vendas após as fortes quedas causadas pela pandemia do coronavírus. Os destaques positivos foram os segmentos de Materiais para Construção e Móveis, Eletro e Departamentos.

“Vale notar que em agosto o varejo não só continuou o movimento de recuperação como acelerou esta trajetória. Se descontarmos os efeitos de calendário, a receita nominal ficou pouco menos de 10% abaixo do mesmo mês do ano passado” afirma Gabriel Mariotto, superintendente-executivo de Inteligência da Cielo.

Todas as regiões analisadas pelo índice registraram queda nas vendas em relação ao mesmo mês de 2019, mas a região Sudeste foi a que apresentou maior queda, de 14,1%, seguida pela região Sul, com -11,9%, Nordeste com -11,7%, Centro-Oeste com -9,5% e Norte, com -1,5%.

De acordo com o documento, o bloco que apresentou a maior aceleração do índice foi o de Bens Duráveis e Semiduráveis. O setor de Serviços também registrou aceleração, com destaque para os segmentos de Turismo, Transporte e Bares e Restaurantes que, apesar de ainda registrarem forte queda em relação a um ano atrás, demonstram aceleração na retomada.

Confira o estudo completo:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 17/09/2020 - 10:02