Economia

CNI considera equivocada decisão do Copom de elevar Selic

03 ago 2022, 20:00 - atualizado em 03 ago 2022, 20:18
Indústria setor industrial
A CNI entende que, neste momento, o novo aumento da taxa de juros é dispensável para o combate da inflação e trará custos adicionais  (Imagem: CNI)

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de elevar mais uma vez a taxa básica de juros foi considerada “equivocada” pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Copom aumentou a Selic nesta quarta-feira, 3, em 0,50 ponto porcentual, fixando-a em 13,75% ao ano.

Na avaliação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a taxa de juros real já supera, desde dezembro do ano passado, o patamar suficiente para desacelerar a inflação nos próximos meses.

“A CNI entende que, neste momento, o novo aumento da taxa de juros é dispensável para o combate da inflação e trará custos adicionais desnecessários para atividade econômica, com reflexos negativos sobre consumo, produção e emprego”, afirma o executivo.

A entidade avalia ainda que as desonerações recentes sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicação e transporte coletivo reforçam o movimento de desaceleração da inflação e lembra que, para julho e agosto, a expectativa é de deflação.

🏆Money Times é Top 8 em Investimentos!🏆

Se você conta com as notícias do portal para se manter sempre bem-informado sobre tudo o que acontece no mundo dos investimentos, vote e ajude o Money Times a se tornar o melhor site de investimentos do Brasil. Clique aqui e deixe seu voto!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.