Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Coluna do TradingView: Sinalização de neutralidade por Ucrania anima os mercados

TradingView
10/03/2022 - 8:11

Após declarações animadoras de autoridades Ucranianas, neutralidade foi posta a mesa e horizonte de resolução foi sinalizada por Russia.

José Renato CNPI-T

Ibovespa ainda em um momento de consolidação após a falha de continuidade do rompimento dos níveis do 117k. O clico de consolidação em expansão, que provavelmente deve perdurar até a definição do cenário político interno, deve manter o preço sem movimentos de tendências direcionais.

A movimentação e pressão pela alta das commodities é um agravante para não continuidade de alta que começou no início de Jan/22. Com o cenário incerto a cautela e o gerenciamento de risco são os pilares para um bom resultado. (Veja análise na íntegra).

Caique Stein

O que todo mundo quer saber é… Ainda tem potencial de valorização? E na minha visão, a resposta é: Sim!

Contudo, este não seria o momento mais oportuno para realizar uma compra no papel, independente do prazo operacional. Isto é, mesmo que a compra seja de curto, médio ou longo prazo. Isso porque, o papel esticou bem nas últimas 16 semanas e alcançou um importante nível de resistência, que era sua antiga máxima histórica. Sendo ainda mais claro, aumentou muito a probabilidade de o ativo poder iniciar um novo processo de correção natural no preço (movimento de baixa).

Para isso, um primeiro sinal que reforçaria essa possível correção seria a perda da mínima dessa semana, na semana que vem, caracterizando um novo sinal de topo. Esse sinal técnico tende a reforçar a expectativa da correção mencionada acima. E com isso, poderia trazer novas possibilidades de compra mais pra frente. Vale ressaltar que, o fechamento de hoje com 4,39% de queda já dá indícios dessa possível correção.

Neste cenário, eu ficaria de olho em níveis de suporte relevantes que podem trazer oportunidades de compra. O primeiro seria a região do gap deixado para trás, em 92,41 (pelo gráfico semanal). E a outra seria a região da média móvel de 13 períodos que utilizo, que atualmente, está em 88,86 e tende a subir um pouco mais nas próximas semanas.

Dentro desse cenário, um novo sinal de fundo ascendente, após testar algum desses suportes, abriria uma melhor compra com uma relação risco x retorno mais favorável. (Ver mais sobre VALE3).

Filipe Ramos

Indústria ligada ao setor automotivo. Tem lucro dolarizado. Se mantiver o crescimento dos últimos 2 anos vale 53R$ no meu valuation de 5 anos (linha rosa). Se não crescer vale 29R$ (linha verde) ou seja não tão longe do valor negociado agora mas tem o custo de oportunidade aqui. A empresa é uma das mais sólidas da bolsa.

O índice de atratividade está nas máximas mas a perspectiva de queda do dólar deve deteriorar esse índice. Apesar disso, ainda sim o preço já está antecipando essa possibilidade e caso o lucro não caia tanto a queda do preço pode gerar assimetria. (Veja o gráfico dinâmico).

Marcio Botinhão

Tesla stock no mensal e no semanal vemos uma tendência claramente de alta. Já no diário, temos a formação de um canal de baixa, indicando que o mercado está realizando lucros do longo prazo. Para uma virada de compra, basta esperar a virada do gráfico diário e do 60 minutos.

A virada significa topos ascendente e fundos mais altos que os anteriores, sinalizado uma retomada da força compradora. (Veja mais sobre TSLA).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: José Renato CNPI-T 2704Caique SteinFilipe Ramos e Marcio Botinhão.

Última atualização por TradingView - 10/03/2022 - 8:11

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto