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Bitcoin Banco tira plataformas NegocieCoins e TemBTC do ar por uma semana

02 set 2019, 16:50 - atualizado em 02 set 2019, 17:33
Bitcoin Banco
A empresa, que tem sede em Curitiba, alega que foi alvo de uma fraude que teria provocado prejuízos de R$ 50 milhões (Imagem: Money Times)

Por Arena do Pavini

Grupo Bitcoin Banco (GBB), que enfrenta dificuldades em honrar pagamentos de operações feitas com moedas digitais por clientes em suas plataformas, informou no sábado que vai suspender as atividades de suas duas plataformas de negociação por sete dias a partir deste domingo. Segundo comunicado divulgado nas redes sociais, a suspensão é para implantar as medidas finais para a resolução “do fato que impactou as operações”.

“Comunicamos oficialmente que, a partir da meia-noite de domingo (01/09), as operações das plataformas das exchanges NegocieCoins e TemBTC serão suspensas temporariamente por 7 (sete) dias, com retorno programado para domingo (08/09), à meia-noite e um minuto”, diz a nota.

A empresa, que tem sede em Curitiba, alega que foi alvo de uma fraude que teria provocado prejuízos de R$ 50 milhões, com investidores duplicando saques e vendas de moedas. A empresa, que chegou a ser uma das maiores em volumes negociados de criptomoedas, apresentou queixa à polícia, que investiga o caso.

O Grupo Bitcoin Banco, que apesar do nome não é uma instituição financeira e nem é autorizado pelo Banco Central, enfrenta diversas ações na Justiça pedindo a devolução do dinheiro pago pelos clientes na compra de moedas digitais.

Desde julho, a Justiça vem bloqueando bens do grupo e do dono da empresa, Claudio Vieira, que tem cidadania suíça e teve de entregar o passaporte à Justiça. Vieira chegou a ter bens pessoais, como eletrônicos e roupas de marca, apreendidos pela Justiça em agosto, mas fechou um acordo para não ter os artigos retirados de sua casa.

Segundo a empresa, o objetivo da paralisação das plataformas é a “parametrização e reformulação das exchanges, juntamente com a normalização dos pagamentos diários, a partir do processo de revalidação de cadastro dos clientes já ativos”.

“Mediante os acontecimentos recentes, realizamos uma auditoria com a Ernst & Young (EY) – uma das maiores e mais respeitadas empresas de auditoria e assessoria empresarial do mundo – que nos levou a implementar novas práticas e processos que irão intensificar, ainda mais, a segurança das nossas operações e oferecer uma plataforma mais profissional para a atividade dos traders”, diz a nota.

Segundo a empresa, durante este período, os escritórios em Curitiba e São Paulo estarão funcionando normalmente.

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