Política

Comissão de Fiscalização discute reajuste na conta de energia elétrica

08 set 2021, 8:29 - atualizado em 08 set 2021, 8:29
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 11 (Imagem: Pixabay/JonKline)

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (8) para discutir o reajuste de energia elétrica. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 11.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O deputado Léo de Brito (PT-AC), que propôs a realização da audiência, afirma que, em meio à maior crise sanitária de sua história, a população brasileira subitamente toma conhecimento de uma nova ameaça – o risco de racionamento de energia elétrica. “A nova crise de apagão é revelada pelo governo federal na forma de ‘alertas’, que aparentam anteceder medidas extremas de suspenção do fornecimento de energia”, disse.

Racionamento

Para o deputado, as autoridades do setor se dizem surpreendidas pela gravidade da situação e apontam quadros de escassez hídrica como as responsáveis pelo colapso que se avizinha.

“No entanto, até poucos meses atrás, o governo federal afirmava que o sistema elétrico brasileiro estava preparado para enfrentar qualquer crise – e, no entanto, admite agora que a possibilidade de racionamento e de falta de energia é real”, observou Léo de Brito para justificar a audiência pública.

Debatedores
Confirmaram presença na audiência:
– o secretário adjunto de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Domingos Andreatta;
– o superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Gentil Nogueira de Sá Júnior;
– o representante do Coletivo Nacional dos Eletricitários, Ikaro Chaves;
– o coordenador do programa de energia do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Clauber Leite;
– o professor de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa; e
– o professor da Escola de Engenharia da UFRJ Maurício Tolmasquim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar