Política

Comissão debate impacto dos empréstimos consignados nas finanças dos aposentados; assista

02 jul 2021, 11:05 - atualizado em 02 jul 2021, 11:06
Pagamento de empréstimos tem comprometido o orçamento dos aposentados (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta sexta-feira (2) para discutir o tema: “A crise social gerada por empréstimos consignados”.

O debate é uma iniciativa do deputado Vilson da Fetaemg (PSB-MG). Ele afirma ser cada vez maior o comprometimento dos proventos de aposentados e pensionistas para o pagamento desses empréstimos, adquiridos muitas vezes com o intuito de auxiliar familiares.

“Esse cenário de desarranjo total tem como causa a necessidade premente e crescente dos beneficiários da Previdência e de seus dependentes, levando-os a contrair tais empréstimos, que chegam a ameaçar sua própria subsistência”, reforça.

O parlamentar acrescenta que as instituições financeiras se esquecem de sua função social e “bombardeiam os aposentados com facilidades e múltiplas propostas, sendo que muitas, em conduta nada republicana, limitam-se a encaminhar-lhes informações sobre a contratação de tais empréstimos, que nem solicitados foram”.

Foram convidados para a audiência:
o presidente do INSS, Leonardo José Rolim Guimarães;
a advogada e professora Jane Lucia Wilhelm Berwanger;
o presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio de Araújo Boudens;
a secretária de Políticas Sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Edjane Rodrigues da Silva;
o representante da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap) Obede Muniz Teodoro; e
representantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

A reunião será realizada no plenário 14, às 9 horas, e poderá ser acompanhada pelo portal e-Democracia.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.