Política

Comissão no Senado vai discutir acordo comercial entre Mercosul e União Europeia

04 jul 2019, 18:25 - atualizado em 04 jul 2019, 18:25
A iniciativa é do senador Tasso Jereissati, que explicou que, iniciado o processo de negociação e discussão das tarifas para a ratificação do acordo em seus respectivos parlamentos, é importante o debate no Senado (Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O recém-firmado Acordo de Cooperação entre o Mercosul e a Comunidade Europeia, assinado pelo governo brasileiro, será debatido em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na quarta-feira (10).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comissão convidou o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério de Economia, Marcos Prado Troyjo, que participou das negociações finais, para explicar o acordo aos senadores. A iniciativa é do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O senador explicou que, a partir de agora, será iniciado o processo de negociação e a discussão das tarifas para a ratificação do acordo em seus respectivos parlamentos. Desta forma, é importante que o Senado tome conhecimento dos detalhes que influenciarão a economia brasileira.

Para entrar em vigor, o acordo precisa ser ratificado por todos os países do Mercosul e da União Europeia. Em alguns países, o compromisso também precisará ser votado por parlamentos regionais.

Pelos termos do acordo, a União Europeia terá atingido tarifa zero de importação de 92% dos produtos vindos do Mercosul até dez anos depois da entrada em vigor das novas regras. No mesmo intervalo, os sul-americanos terão tarifa zero em 72% das mercadorias vindas da Europa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A audiência pública será interativa, com início previsto para 14h, no plenário 19 da Ala Alexandre Costa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar