Giro do Mercado

Como fica o mercado brasileiro na pausa para feriados? Nos EUA, Trump ataca Powell

17 abr 2025, 13:51 - atualizado em 17 abr 2025, 13:51

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa (IBOV) ganha uma folga prolongada neste final de semana. O funcionamento da bolsa brasileira será interrompido durante a sexta-feira Santa (18), bem como na segunda-feira (21), Dia de Tiradentes. Em meio a guerra comercial, a pausa nas negociações pode ser negativa.

“O excesso de informações lá fora é ruim, porque o investidor fica comprado, sem movimento por dias e desconta na próxima abertura”, afirmou Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, em entrevista ao Giro do Mercado desta quinta-feira (17).

Apesar das incertezas no cenário global, o principal índice do mercado brasileiro opera em alta. Por volta das 13h50, o Ibovespa subia mais de 1%, segurando 129 mil pontos.



Spiess ressalta que o clima do mercado internacional segue tenso, com desdobramentos diários do conflito entre Estados Unidos e China. A depender do noticiário dos próximos dias, o mercado brasileiro pode sofrer um atraso para reagir aos mercados globais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No cenário doméstico, o analista comenta que orçamento público é mais um problema que o país terá que lidar. “Foi uma aberração, uma peça de ficção. Virou prática do governo apresentar algo inexequível que terá de ser corrigido”, disse Spiess, sobre a Lei Orçamentária apresentada para 2026.

Trump volta a subir o tom por queda de juros

O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a atacar o Federal Reserve, especialmente a figura de Jerome Powell, presidente da instituição. Trump chamou o economista de atrasado e exigiu a queda dos juros.

Segundo Spiess, a cautela de Powell e do Fed é natural, diante de um cenário econômico que se tornou ainda mais imprevisível com a política tarifária da Casa Branca. “É natural que ele siga com o discurso de manutenção dos juros no patamar atual”, afirmou o analista.

O especialista ainda comentou sobre as perspectivas de uma desaceleração da economia americana e a expectativa de médio prazo sobre os juros. Para acompanhar o programa na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar