Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Como gerir sua carteira de investimento em meio à volatilidade?

Lucas Eurico Simões
09/01/2022 - 13:12
Mercados Ações Investimentos
Não zere posições na renda variável. O ideal é que se adeque a carteira de investimento ao grau de risco (Imagem: Agência Brasil/ Marcello Casal Jr)

Anos eleitorais costumam ser mais voláteis no Brasil e requerem mais empenho dos investidores em suas alocações para poder realizar lucros no período (e não prejuízos).

A corrida eleitoral de 2022 já começa a provocar especulações no mercado e sua carteira de investimentos precisa estar preparada.

“Em 2022 temos a somatória das expectativas em torno do resultado das eleições e o cenário de alta da Selic para conter a inflação de dois dígitos. Tudo isso tem levado os investidores a fugirem da renda variável”, afirma Andressa Siqueira, especialista em investimentos da Magnetis, durante entrevista ao Money Times.

A especialista espera que o ciclo de alta de juros do Brasil se encerre no patamar de 11,5% ao ano.

Dito isso, será que é hora de zerar posições em investimentos em renda variável e migrar toda a carteira direto na renda fixa, acompanhando o clássico efeito manada?

Siqueira não indica o investidor zerar posições na renda variável. O ideal é que se adeque a carteira de investimento ao grau de risco. A Magnetis usa da gestão quantitativa para não depender de cenários para obter lucros.

“Não são apenas as eleições que trazem volatilidade à Bolsa de Valores brasileira. Novas variantes da Covid-19 e o vírus influenza também indicam que podemos ter um ano conturbado, o que amplifica a necessidade de uma gestão quantitativa”, argumenta.

Gestão quantitativa

Andressa Siqueira Magnetis
Estratégia: ganho não tem teto, mas o prejuízo tem, explica Andressa Siqueira, especialista em investimentos da Magnetis (Imagem: Divulgação/Magnetis)

A gestão quantitativa permite a criação de uma carteira de investimentos com retorno ajustado ao risco, incluindo aplicações que tenham assimetrias de payoff.

Em outras palavras, é quando o risco assumido em um investimento é compensado pelo retorno esperado.

“Com essa estratégia, se você tiver uma perda ela será pequena. E se houver valorização, ela será alta. Ou seja, o ganho não tem teto, mas o prejuízo tem”, destaca .

A gestora de investimentos recomenda a diversificação da carteira, mantendo uma parcela na renda variável, além de posições em ativos internacionais, renda fixa e até criptomoedas.

Na avaliação da especialista, tão importante quanto ganhar muito dinheiro é também perder pouco patrimônio, independentemente de qual seja o cenário no momento.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 09/01/2022 - 13:12

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto