Coluna do Erich Casagrande

Como Google mudou a estratégia das empresas com uma atualização

02 ago 2023, 20:23 - atualizado em 02 ago 2023, 20:23
Google criptomoedas carteiras virtuais
O Google está cada vez mais sendo criterioso na forma como ele encontra e rastreia os sites. (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Não é novidade que o comportamento da população com a internet está em constante evolução. Para os profissionais de marketing digital e, sendo ainda mais específico, para quem trabalha com tráfego, essas mudanças resultam em alterações frequentes do Google.

Mas podemos perceber algumas tendências e ideias de como guiar nossas ações, segundo um estudo divulgado pela Semrush: o State of Search 2023. Confira quais são.

Menos sites ou domínios novos estão ranqueando

De forma simples, está cada vez mais difícil de ranquear os domínios. O Google está cada vez mais sendo criterioso na forma como ele encontra e rastreia os sites. E isso leva a ter mais atenção aos sinais de experiência. Mais sites estão sendo lançados e colocados na “rua”, mas menos sites estão sendo ranqueados no Google.

O importante é manter a boa otimização do seu site ou focar para melhorá-la. A principal dica é não deixar de entregar uma boa experiência, porque as atualizações do Google continuarão acontecendo conforme a mudança do comportamento dos usuários.

18% dos usuários escolhem acessar os sites por meio dos resultados de pesquisa

Quando você acessa um site, você digita a URL ou pesquisa o resultado no Google? Em 2022, uma em cada cinco pessoas preferiram a segunda opção.

Isso mostra que, apesar do tráfego direto ser forte, novos usuários estão acessando as plataformas pelas pesquisas na internet e, após uma boa experiência, acessam novamente o site com a URL. Por isso, novamente, ressalto a necessidade de entregar um bom site para seu usuário.

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Buscas por informações representam mais da metade das pesquisas no Google

Quando se trata da intenção de busca dos usuários, 56,6% das pessoas utilizaram o Google para buscar informações, inserindo o que chamamos de palavras-chave informacionais.

Por isso, é essencial que seu site entregue a informação que os usuários do nicho estão procurando, seja por meio de textos, vídeos ou imagens. Outro ponto de destaque é que as buscas transacionais estão crescendo muito, e isso está ligado ao Google estar entregando cada vez mais páginas de produtos nos resultados de pesquisa.

Pesquisas em dispositivos móveis geram mais cliques que desktop

Observando os cliques dos usuários nos resultados apresentados pelas páginas, as três primeiras posições representam cerca de 40% dos acessos tanto em desktop quanto em mobiles.

Vale ressaltar que dispositivos móveis atraíram mais cliques do que os computadores. Por isso, é essencial que os sites também estejam otimizados para o mobile, mas isso, convenhamos, não é mais novidade e espero que já tenhamos passado dessa fase. Por favor, otimizem seus projetos para dispositivos móveis.

Veja alguns destaques do estudo:

Número de atualizações diminuiu, assim como o impacto da volatilidade

Em 2022, o Google confirmou dez atualizações em sua plataforma, número um pouco inferior a 2021. Entretanto, o impacto dessas atualizações foi mais baixo do que nos últimos anos. Isso pode ter acontecido principalmente devido à forma como o Google tem diversificado o lançamento dessas atualizações.

Já em 2023, a atualização de março gerou um grande impacto para a plataforma, que mostra que o comportamento de 2022 pode não ser tendência para os próximos anos.

Apesar de tantas atualizações, lembre-se sempre de seguir e entender o seu usuário. Conheça bem o seu cliente, sua persona, seu público-alvo. O Google divulga atualizações com o objetivo de direcionar os sites para atender o seu usuário melhor. Afinal, quanto melhor os sites que o Google entrega, melhor será a experiência do usuário do Google. Certo? Portanto, foque no seu usuário e naturalmente entregue uma boa experiência a todos.

Trabalho com Marketing Digital especializado na localização e gerenciamento de estratégias e projetos globais para mercados nacionais e presto consultorias e mentorias para startups e negócios em desenvolvimento. Atualmente sou Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil e responsável pelas ações de marketing que envolvem a marca no país. Atuo diretamente para aumentar a presença da Semrush no mercado brasileiro através do desenvolvimento de parcerias, relacionamentos com especialistas da área e ações de Digital PR. Também gerencio e crio os conteúdos para o Youtube e apresentações pela Semrush. São 7 anos de experiência em marketing digital em que já trabalhei com o desenvolvimento de conteúdo otimizado, técnicas de SEO e afiliados para mercados internacionais e brasileiros. Sou formado em Jornalismo, área em que atuei por 5 anos antes de me especializar em Marketing Digital. Além de comunicação, também sou apaixonado por esportes, aventuras e viagens. Se quiser conversar, só chamar.
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