Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Como investir melhor em 2021

12/01/2021 - 19:52
Conhecer o seu perfil de investidor é uma etapa indispensável para começar a planejar sua carteira de aplicações (Imagem: Unsplash/@mathieustern)

Reconhecer a melhor aposta em qualquer período não depende de uma fórmula exata, ou seja, não existe um investimento que sirva para todo mundo da mesma forma. É preciso levar em consideração características individuais, como o perfil do investidor e  seus propósitos.

Conhecer o seu perfil de investidor é uma etapa indispensável para começar a planejar sua carteira de aplicações. Além disso, é muito importante definir seus objetivos, uma aposentadoria mais tranquila, um fundo emergencial ou uma viagem dos sonhos. Isso irá influenciar na sua tomada de decisão.

Nesse sentido, também é importante conhecer as possibilidades do mercado com mais cuidado. Na sequência listamos algumas oportunidades que podem se destacar em 2021.

Criptomoedas

As criptomoedas foram criadas na intenção de descentralizar a produção de papéis-moeda e são representações digitais de um valor. É um dinheiro eletrônico que pode fluir pela internet sem a dependência dos bancos.

A mais popular é a Bitcoin, mas já existem outras disponíveis no mercado, como a Litecoin (LTC), criada em 2011, e a Diem, idealizada pela rede social Facebook.

Ao contrário das ações de empresas, as moedas digitais não são negociadas nas bolsas de valores. Sendo assim, uma das formas de investir é contratar uma corretora especializada em criptomoedas, conhecidas como “exchanges”. Essas agências atuam como uma plataforma responsável por aproximar compradores e vendedores – assim, é possível comprar o ativo.

Investimento no exterior

Esses investimentos costumavam ser vistos como uma opção apenas para milionários ou especialistas da área, mas, com a redução da Selic, também se tornou possível para iniciantes.

Além de poder diversificar seus investimentos geograficamente em mercados menos voláteis que o brasileiro, o dólar é uma moeda menos suscetível a desvalorizações, e isso dá um certo nível de proteção à aplicação.

BDR

O BDR (Brazilian Depositary Receipt), ou certificado de depósito de valores mobiliários, é um ativo que representa ações de empresas estrangeiras, mas é emitido no Brasil. Quem adquire um ativo desse está participando indiretamente de uma empresa no exterior, tendo direito aos dividendos compartilhados pela companhia.

Investimento em Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários ganharam mais relevância no mercado brasileiro com a queda da Selic. Em sua maioria, são compostos de ativos reais e bons pagadores de dividendos.

Contudo, é preciso ter um bom filtro para encontrar boas oportunidades. Atente-se a fundos que estejam cotados abaixo do preço dos ativos nele presentes.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 13/01/2021 - 14:00

Cotações Crypto
Pela Web