Investimentos

Como se posicionar em ações brasileiras em 2022, segundo a XP

02 dez 2021, 11:24 - atualizado em 02 dez 2021, 11:26
B3 Ibovespa 56
XP revisou o preço-alvo do Ibovespa para 123 mil pontos até o final de 2022. (Imagem: Facebook/B3)

A XP Investimentos disse seguir com três principais temas em investimento em ações em 2022: commodities, “histórias de crescimento secular” e oportunidades específicas.

Na avaliação na corretora, as empresas de commodities continuam oferecendo uma boa proteção contra inflação e o dólar mais alto.

O Ibovespa é conhecido pelo grande peso de empresas com essa característica, notadamente Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que seguem gerando bastante caixa e pagando dividendos robustos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crescimento secular

A XP classifica empresas com histórias de crescimento secular como aquelas que são protegidas pelo cenário macroeconômico mais desafiador.

Já as “oportunidades específicas” seriam companhias de qualidade que tiveram uma forte queda recentemente, não relacionada aos seus fundamentos, e que podem se beneficiar de uma recuperação no mercado.

A corretora revisou o preço-alvo do Ibovespa para 123 mil pontos até o final de 2022, por conta do aumento significativo nas taxas de juros devido ao aumento dos riscos fiscais e políticos no Brasil.

“Isso pressionou o valor justo do Ibovespa em todas as métricas (DCF, metas de P/L e EV/EBITDA)”, diz trecho do relatório assinado por Fernando Ferreira, Jennie Li e Rebecca Nossig.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.