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Como Via vai fechar lacuna em relação aos rivais? Analista vê duas saídas para varejista

31 ago 2021, 14:41 - atualizado em 31 ago 2021, 14:47
VVAR3 Via Varejo Casas Bahia
Apesar das melhorias, a Ativa vê um longo caminho a ser percorrido pela companhia (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Em processo de turnaround, a Via (VIIA3) está se esforçando para expandir e monetizar cada vez mais o mercado endereçável por meio da digitalização e do aumento da omnicanalidade.

Segundo a Ativa Investimentos, a companhia mostrou um robusto desempenho dos canais digitais nos últimos trimestres que a deixa posicionada para capturar um novo ciclo de crescimento.

Uma das principais estratégias da Via no momento, inclusive, é abrir lojas físicas em novas regiões para transformá-las em hubs de distribuição.

A companhia se esforça para aumentar a base de vendedores, bem como a quantidade de categorias ofertadas, o número de SKUs (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque em português) e a experiência dos consumidores dentro do marketplace.

Apesar das melhorias, a Ativa vê um longo caminho a ser percorrido pela companhia. A corretora destacou que a varejista tem alguns desafios ainda a serem superados, como a finalização da reestruturação das operações, e segue atrás dos concorrentes.

Mas é possível fechar o “gap” em relação aos rivais. De acordo com o analista Pedro Serra, a Via pode começar a operar com múltiplos menos descontados assim que voltar a ter posição de destaque no varejo físico e ampliar sua participação nos canais digitais.

Sob esta perspectiva, a Ativa reiterou a recomendação de compra da ação, com preço-alvo de R$ 18,70.

Ecossistema financeiro

A Via é capaz de atingir um grande mercado de pessoas desbancarizadas com sua financeira BNQI, disse a Ativa. Na opinião da corretora, a empresa está no caminho para criar um ecossistema financeiro envolvendo os vendedores do seu marketplace.

“Através das recentes aquisições do banQi e Celer, a companhia deve ampliar os serviços ofertados, e conseguir criar um ecossistema ao redor dos sellers do marketplace, além de ser capaz de entregar serviços e crédito para uma parte da população brasileira – ainda – desbancarizada”, afirmou o analista Pedro Serra, em relatório divulgado ontem.

Em julho, a companhia recebeu autorização final do Banco Central para o funcionamento da BNQI, que é surgiu como um desdobramento da compra do banQi.

Com a aprovação pela instituição, o BNQI, além do tradicional crediário, poderá realizar operações de empréstimos e de financiamentos aos clientes e parceiros.

A plataforma de soluções financeiras da Via já oferece a possibilidade de abrir uma conta digital, crediário, cartões de crédito com as bandeiras Casas Bahia e Ponto:> e as operações da rede Celer. Para os clientes do banQi, a varejista oferece empréstimo pessoal.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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