Carros

Compacto supera Onix para se tornar o carro de passeio mais vendido de março

04 abr 2023, 17:37 - atualizado em 04 abr 2023, 21:40
Hb20 Carros Automóvel Onix
Hb20 supera Onix na categoria de automóveis, mas Strada continua sendo o carro mais vendido (Imagem: Divulgação/Hyundai)

Depois de um começo de ano fraco, o Hyundai Hb20 deu a volta por cima e se tornou o carro de passeio mais vendido de março, superando o Chevrolet Onix.  O número faz parte do levantamento mensal da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo a entidade, o Hb20 teve 8.363 emplacamentos, contra 8.283 do Chevrolet Onix. Completa o pódio outro carro do segmento leve, o Volkswagen Polo, com 8.187 licenciamentos marcados no mês.

Porém, na competição que contabiliza automóveis e comerciais leves, como picapes e esportivos, o Hyundai sai perdendo para o Fiat Strada, que continua reinando como o modelo mais procurado pelo consumidor. Em março, foram 9.935 emplacamentos.

Desde 2021, a Strada ocupa o título de carro mais procurado pelos brasileiros. Em 2022, a picape compacta da montadora italiana emplacou 112.463 unidades, garantindo ao modelo mais de 80% de participação no segmento.

Já o Hb20 é o incumbente na categoria de automóveis leves, tendo levado o título de automóvel mais vendido de 2022, com 96.255 emplacamentos.  O compacto da marca sul-coreana recebeu um ajuste de R$ 1,7 mil no final do ano passado e ficou mais caro.

Para comprar um modelo novo na concessionária, o consumidor deve desembolsar cerca de R$ 76,5 mil para o modelo Hb20 Sense 1.0 MT 2023 (mais básico); R$ 80 mil para o Hb20 Comfort 1.0 MT 2023 e R$ 85,5 mil para o Hb20 Limited 1.0 MT 2023. 

Venda de carros tem disparada ‘fake’ em março

Nos dados de março, as vendas de automóveis e comerciais leves — que abrange picapes, utilitários esportivos e vans — subiram quase 56% na comparação mensal e 38,3% na anual em março, para 186,5 mil unidades.

Os dados foram divulgados em um momento em que as principais montadoras no país deram férias coletivas para funcionários da produção citando problemas como falta de componentes e demanda menor.

José Andreta Jr., o presidente da Fenabrave, justificou que o principal motivo para o crescimento foram bases de comparação mensal e anual fracas.

Diante da complicada situação para o setor, Andreta Jr. disse esperar que o mercado de veículos automotores recupere o nível de 2019, quando em março a soma de emplacamentos novos entre carros, comerciais leves, caminhões e ônibus totalizou 209,1 mil unidades. Este ano os emplacamentos totais contabilizaram 198 mil unidades.

“Espero que retorne aos níveis de 2019, ou voltarmos um dia a 2012”, disse Andreta se referindo ao pico da indústria, quando um recorde de 3,8 milhões de veículos novos foram vendidos no Brasil.

Em janeiro, a Fenabrave previu vendas praticamente estáveis em 2023, a 2,1 milhões de veículos. O presidente da Fenabrave afirmou que a entidade vai manter a projeção por enquanto, enquanto observa os desdobramentos em torno do novo arcabouço fiscal sobre a economia.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
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